terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Brasil perde Neide Castanha, uma das maiores defensoras de nossas crianças

Após dois meses de luta contra um câncer, faleceu nesta terça-feira, (dia 26/01/10), aos 55 anos, a mineira Neide Castanha, referência no Brasil e no exterior na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.Assistente social formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em políticas públicas e direitos da criança e do adolescente, Neide estava, desde 2004, à frente do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Seu primeiro trabalho na área foi realizado durante a faculdade de Serviço Social, com meninas de rua da Praça da Sé, no centro de São Paulo. Entre muitas ações, destacou-se na mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou a violência e as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2003 e 2004. Foi também vencedora do Prêmio Cláudia 2009 na categoria Trabalho Social, além de ganhadora do prêmio Bertha Lutz 2008, destinado a cinco personalidades femininas que prestaram relevante serviço na garantia dos direitos femininos e em questões de gênero.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente:

Neide Castanha, uma guerreira que combateu o “bom combate”

É com profunda tristeza que o Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) informa o falecimento de nossa histórica militante Neide Castanho, que dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos. O sepultamento do corpo de nossa brava companheira acontecerá nesta quarta-feira (27/01/10), às 17h, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF).

A combatividade e a garra de Neide Castanho contagiavam e mobilizavam a militância dos direitos da criança e do adolescente em todo o País. Quando se pensa especialmente no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de meninos e meninas a associação ao seu nome é imediata.

A perda desta importante amiga e companheira deixa uma lacuna profunda e um sentimento de saudade imenso. Mas para o FNDCA, Neide também deixa um grande legado e a certeza de que ela combateu o “bom combate”, com força, dedicação, inteligência e, sobretudo, amor à causa.

Que Deus dê força aos seus familiares, colegas, amigos e companheiros de trabalho e de luta neste momento de dor.

Secretariado Nacional do Fórum Nacional DCA

Fonte de Pesquisa: http://www.promenino.org.br/

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100