quinta-feira, 29 de julho de 2010


 
CONHEÇA O PORTAL DISQUE 100

Portal de denúncias online é lançado no aniversário do ECA

O Disque 100, programa nacional de recebimentos de denúncias, quer atingir o internauta do Portal Pró-Menino

Murillo Magalhães


No dia 13 de julho, data em que se comemorou 20 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi lançada mais uma ferramenta de denúncias online contra a pornografia infantil, o portal Disque 100. O site faz parte do programa nacional de recebimentos de denúncias sobre violações dos direitos infanto-juvenis que, desde 2003, já realizou mais de 2,4 milhões de atendimentos, só por telefone. Foram mais de 127 mil denúncias de todo País. Agora, com a utilização da internet, a expectativa é que esse número aumente bastante, já que as denúncias poderão ser feitas de forma mais rápida.

Segundo o coordenador do Disque 100, Joacy Pinheiro, a estratégia para a coleta de denúncias foi repensada, pois a demanda dos internautas também precisava ser atendida. “Denunciar é um exercício de cidadania, que pode ajudar inúmeros meninos e meninas em situação de risco social”. Joacy também comentou a vantagem da denúncia online: “Além do recebimento, é possível descobrir a autoria de forma mais rápida. Isso contribui de forma significativa para o atendimento, já que reduz o tempo entre a ocorrência do delito e a responsabilização criminal do suspeito”.

Um dos parceiros do programa é a SaferNet, organização não-governamental, que já possuí uma ferramenta online semelhante ao novo portal. “A partir da integração entre as denúncias recebidas pela Central de Denúncia SaferNet e o novo Portal Disque 100, em uma única base de dados, será possível otimizar o serviço na rede. Além disso, a iniciativa ajuda no trabalho da Polícia Federal, que consegue agir com maior efetividade”, disse o psicólogo e Diretor de Prevenção da organização Rodrigo Nejm.

A parceria também busca atingir outros objetivos do programa, como a prevenção e a educação sobre a temática. “No portal, há materiais educativos, como o SaferDicas, que orienta as pessoas sobre a necessidade da internet segura”, disse Rodrigo. O termo de cooperação entre a Secretaria de Direitos Humanos, responsável pelo Disque 100, e a SaferNet foi estabelecido durante o terceiro Congresso Mundial de Combate à Exploração Sexual, realizado em 2008 no Brasil. Também faz parte dessa parceria a Polícia Federal.


Conheça o Portal Disque 100


www.portaldisque100.gov.br/

Fonte://www.promenino.org.br/




Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100