terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conselheiros Tutelares são empossados em Poções.

Texto/Fotos: Marcos - BLOG PRISMA POÇÕES
Os Conselheiros Tutelares Adão Luz, Andrea Botelho, Argileu Cordeiro, Laudelino Palmeira e Márcio Leoni, eleitos em 18 de dezembro de 2010, tomaram posse nesta segunda (10), em Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Poções.

O cerimonialista João Paulo Vilarim fez a abertura oficial anunciando a composição da mesa da solenidade, na qual estava presente, Bruna Renata Santos Ramos, Presidente CMDCA; Cláudia Lopes, representante das crianças e adolescentes de Poções, aluna do Programa AABB Comunidade; Luciano Mascarenhas, Prefeito; Dr. José Schetini, vice-prefeito; Rita Araújo Mascarenhas, Secretária de Assistência Social; Rafael Carvalho Andrade, Promotor; Adão José Luz Filho, representando o Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares da Bahia; Michel Farias, Athenas Consultoria; Joaquim Alves Moreno, Presidente da Câmara Municipal; Pr. Carlos André da Silva, Igreja Presbiteriana do Brasil; Pe. Frenilson da Conceição Brito, Igreja Católica; Carlos Getúlio da Silva, conhecido por Careca, Presidente da Associação de Moradores do Bairro Bela Vista. O salão das sessões da câmara encontrava-se lotado por familiares, populares, amigos e diversas autoridades.

A solenidade realizada em grande estilo, contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro logo na abertura, feita pela ex-Conselheira Tutelar Cláudia Martins e o músico Francisco Schetini, seguido por uma série de homenagens aos conselheiros e suplentes, cujo mandato se encerra. Por fim, para melhor abrilhantar a festa, o público foi surpreendido com a participação da criança Ane Stéfane Gotado, 06 anos, de Família Adventista, que interpretou um belíssimo hino.

Dentre as oratórias, destacamos a fala da Sra. Rita Mascarenhas, Secretária de Assistência Social, que agradeceu aos conselheiros que deixam a função e parabenizou os recém-eleitos manifestando o desejo que “o Conselho Tutelar continue sendo um órgão inovador com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente [...]”. O Promotor Rafael Andrade destacou que “o trabalho do Conselheiro Tutelar é árduo, mas muito gratificante, pois o Conselheiro é quem primeiro tem acesso às informações para poder auxiliar, dentro das possibilidades, através de uma orientação às famílias, ou, outras vezes, através de ações mais drásticas” e enfatizou sobre a importância do município promover capacitação para os Conselheiros Tutelares e membros do Sistema de Garantia de Direitos da Infância. Michel Farias, advogado, Athenas Consultoria, enfatizou que “reconhece que poucos municípios dão atenção especial à causa da criança e do adolescente como Poções” e parabenizou o CMDCA e sua presidente Bruna Renata, pelo trabalho realizado à frente do órgão durante o processo de escolha dos novos conselheiros. Desse modo, todos os usuários da palavra deram ênfase à lisura e à qualidade da organização do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares feitos pelos membros do CMDCA.

Por fim, a ex-conselheira Cláudia Martins interpretou uma emocionante canção em homenagem aos novos conselheiros, que devidamente empossados deverão, nos próximos três anos, trabalhar de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, visando assegurar com prioridade absoluta os direitos do público infanto-juvenil poçoense.

Vale ressaltar que o Conselho Tutelar foi implantado no município em 01 de julho de 2004, conforme Lei Municipal 750/03, de acordo as exigências da Lei Federal 8.069/90, sendo esta a terceira equipe que assume a função de Conselheiro Tutelar no município. A primeira foi composta por Isaltina Dias, Jussara Meira, Ana Lúcia Pereira, Eliziária Cunha e Ivani Santos. A segunda, composta por Adão Luz, Argileu Cordeiro, Antonio Marcos da Silva, Cláudia Martins e Vilma Barreto, com participação das suplentes Maria Rosa Brasileiro, Aline Morais e Ivani Santos.

Após o cerimonial de posse, houve um coquetel de confraternização.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100