quinta-feira, 2 de junho de 2011

Deficientes visuais e estudantes de ensino médio entregam emendas ao Plano Nacional de Educação


Grupo ligado ao movimento “PNE pra Valer!” participará de audiência pública sobre educação especial no PNE, nessa terça-feira, 31 de maio, às 14h30, no anexo II, plenário 10, da Câmara dos Deputados.

O movimento “PNE pra Valer!”, coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, levará um grupo formado por jovens estudantes de ensino médio do DF, por deficientes visuais da Biblioteca Braille Dorina Nowill, de Taquatinga, por professores, gestores municipais de educação, ativistas de ONGs, entre outros atores do campo educacional para participar da audiência pública. Também participará o jovem David Souza, de 21 anos, que sofre de lesão cerebral e é membro titular do Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), representando o Campe (Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência), de Fortaleza. Há cinco anos David era analfabeto e hoje cursa o ensino médio técnico. Naquela época, as escolas públicas de Fortaleza que resistiam a se tornarem inclusivas não o aceitavam em função de suas dificuldades de locomoção e fala.
 
Durante a audiência, o grupo entregará aos parlamentares presentes um conjunto de emendas produzidas pela sociedade civil com a intenção de contribuir para a melhoria da proposta do Plano Nacional de Educação. Entre as emendas, várias defendem a expansão e a melhoria da educação inclusiva na rede regular de ensino.
 
As emendas estarão disponíveis no site do movimento “PNE pra Valer!”, que será lançado na mesma terça-feira, 31 de maio: www.pnepravaler.org.br. Os parlamentares que subscreverem as emendas terão seus nomes publicados no site.
 
O que é o movimento “PNE pra Valer!” – Desde que a proposta de PNE foi divulgada pelo Poder Executivo Federal, em dezembro de 2010, um amplo e plural grupo de pessoas, organizações, redes e movimentos vinculados à Campanha Nacional pelo Direito à Educação e engajados no movimento “PNE pra Valer!” vem se dedicando a analisar a proposta e a produzir emendas com o objetivo de contribuir para que este Plano reflita as deliberações da Conae (Conferência Nacional de Educação), os anseios e as necessidades da educação pública brasileira, e que seja resultado de um amplo trabalho coletivo e colaborativo entre os diversos atores que fazem a educação em nosso País.                                                                            
 
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação (www.campanhaeducacao.org.br) é uma rede da sociedade civil que tem como missão atuar pela efetivação e ampliação dos direitos educacionais para que todas as pessoas tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. É considerada a articulação mais ampla e plural no campo da educação básica no Brasil, constituindo-se como uma rede que articula mais de 200 grupos e entidades distribuídas por todo o País. Em outubro de 2007, a Campanha recebeu do Congresso Nacional o prêmio Darcy Ribeiro, por sua bem-sucedida atuação de incidência política no processo de criação do Fundeb (Fundo da Educação Básica).
 
Fontes para a imprensa
 
Keila Chaves e David Souza – Campe (Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência) – CE
Claudia Werneck – superintendente da ONG Escola de Gente – RJ
Daniel Cara – coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
 
Contatos para a imprensa
Andressa Pellanda – andressa@campanhaeducacao.org.br
 
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
 
Tel.: (+55 11) 3159-1243
Cel.: (+55 11) 8793-7711
 
Fonte: Portal ANDI

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100