quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mensagem de Reflexão do Conselho Tutelar na 7° noite do Novenário de Pentecostes - A Família e a Sociedade

O Conselho Tutelar de Poções e os grupos convidados da noite, trabalhadores e excluídos da sociedade, sentem grande alegria em participar da 7° noite da novena de Pentecostes. E é sobre os trabalhadores, excluídos da sociedade e famílias que o conselho tutelar convida a sociedade para fazer uma reflexão.

A família é a célula originária da vida social. É a sociedade natural na qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade.

Desse modo, manifestamos o nosso apoio incondicional ao Questionamento levantado pela Paróquia do Divino Espírito Santo, acerca do desperdício de dinheiro público com a realização da festa de largo. Manifestamos também a nossa preocupação, pois, nesse tempo de festa os perigos rondam as famílias, muitos lares ficarão fragilizados por conta da bebida, infelizmente muitas de nossas crianças e adolescentes irão experimentar pela primeira vez a bebida alcoólica e possivelmente outras drogas; nossas crianças e adolescentes não são protegidos contra situações de risco como a violência, o trabalho infantil, a exploração sexual e o tráfico de drogas, entre outras atividades ilegais. Em nosso Município, o índice de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é bastante assustador. Nesse ano de 2011 de 01 de janeiro a 17 de maio os números cresceram, foram registrados pelo Conselho Tutelar 21 casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Verifica-se, a falta de estrutura para o atendimento e acompanhamento das vítimas de exploração e abuso sexual; a falta de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, isso significa: difícil acesso a educação de qualidade, alimentação, moradia, sistema de saúde, atividades extra-escolares, oportunidades de profissionalização etc.

Portanto fica o nosso apelo aos pais, acompanhem, orientem e observem os seus filhos. “O papel dos pais na educação é tão importante que é quase impossível substituí-los.” O direito e o dever de educação são primordiais e inalienáveis para os pais. Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos. Dão testemunho desta responsabilidade em primeiro lugar pela criação de um lar no qual ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado são regras. O lar é um lugar apropriado para a educação das virtudes.

“A família sempre foi, é e sempre será prioridade no coração de Deus, porque Deus é na sua essência família”.

Fonte: A Família e a Sociedade (CIC 2207, 2208, 2221, 2223); Carta Aberta - CT

Um comentário:

jane argolo disse...

Olá pessoal de Poções
Amei a matéria.Muito bem redigida e bastante enfática no tocante a importância da família na vida da criança.
Parabéns!
Continuem assim e tenham certeza de que estão contribuindo para a diminuição de tantas desigualdades as quais nossas crian ças são vitima.

Disque Denúncia Nacional - DDN 100