quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança será comemorado na semana de 13 a 20 de novembro

Por: Pastoral da Criança
Iniciativa da Rede Mundial de Religiões para a Infância (GNRC), o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança será comemorado na semana de 13 a 20 de novembro em cerca de 40 mil comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança em todo o país. Com o tema “reduzir a violência e construir a paz”, em diversas cidades – em parceria com o Comitê Gestor da GNRC – também serão realizados eventos inter-religiosos. “Vamos unir as diferentes tradições religiosas para reafirmar, em orações, nosso compromisso com a proteção e respeito aos direitos da criança”, destaca a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé.

A Pastoral da Criança mobilizou sua rede de 230 mil voluntários para celebrar a data com diversas ações na semana que se inicia em 13 de novembro. Os momentos de visitas e encontros com a comunidade devem dar oportunidade à reflexão sobre o tema da “construção da paz”. E unir o Dia de Oração e Ação à proposta de combate à violência com as atividades de Brinquedos e Brincadeiras – ação já desenvolvida nas comunidades. A “Oração pela Criança” divulgada nos vários meios de comunicação da entidade será repetida em todos os eventos, encontros ou lares visitados.


Já estão confirmados eventos inter-religiosos nas cidades de Brasília, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. Outras cidades também estão finalizando a programação. Em Curitiba, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança vai reunir, no dia 19 de novembro, cerca de 500 crianças convidadas por diferentes denominações religiosas e outras entidades. Participam representantes das tradições cristã, muçulmana, bahá'i, hare krishna e entidades como Apae e Amorc. Igualmente, no dia 19, acontecem celebrações em São Paulo e Brasília. O Vicariato de Porto Alegre vai comemorar a data na tarde do dia 18. Em todas as cidades a programação inclui momentos de integração inter-religiosa, orações e atividades para crianças com oficinas de brinquedos, música, teatro, mágica e outras brincadeiras infantis.

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro) foi instituído durante o III Fórum da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima, em maio de 2008. A proposta é direcionar, neste dia, orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança da região da América Latina e do Caribe foi lançado oficialmente em 17 de novembro de 2009, em evento que reuniu no Senado Federal lideranças políticas, religiosas e de organizações internacionais. A fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann, sintetizou na abertura daquele evento a proposta do Dia da Oração e Ação pela Criança: “Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida, estimulada e amada”.

Mais informações sobre a celebração do Dia Mundial da Oração e Ação pela Criança no site www.pastoraldacrianca.org.br

Jorn. Shirley Galupo
Assessoria de Comunicação
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100