quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Unicorp do TJBA capacitou mais de dois mil servidores


O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia deu um salto significativo rumo à profissionalização dos servidores em 2011. O programa de Capacitação em Práticas Judiciárias, promovido pela Universidade Corporativa do Tribunal (Unicorp), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio, capacitou 58 turmas, sendo 25 na capital e 33 no interior, contemplando 2,4 mil servidores.

A capacitação visa aprimorar os serviços oferecidos pelo Tribunal de Justiça na qualificação de seus servidores. O programa é alinhado com o Plano Nacional de Capacitação adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o objetivo de contribuir para a modernização da gestão e das práticas dos serviços judiciários.

A iniciativa conquistou reconhecimento nacional. Em 15 de setembro do ano passado, a Capacitação em Práticas Judiciárias foi finalista do Prêmio Nacional de Educação Corporativa do Judiciário de 2011. O Tribunal de Justiça da Bahia foi a única corte estadual que conseguiu chegar à fase final da premiação, classificando-se em terceiro lugar na categoria Gestão por Competência.

No dia 29 do mesmo mês, o programa também participou do III Encontro Nacional das Escolas dos Servidores e Gestores de Pessoas no Poder Judiciário, em Florianópolis. A capacitação foi uma das seis selecionadas, dentre as apresentadas por todos os tribunais de justiça do país, para ser exibida durante o evento.

Dividido em três linhas de ação - competências essenciais, estratégicas e técnicas/específicas –, o projeto contemplou servidores do 1º e  2º graus, com100 horas/aula, que reuniram a teoria e a prática.Na capital, as aulas aconteceram presencialmente e, no interior, foram transmitidas via satélite, diretamente dos estúdios da FGV no Rio de Janeiro. Em cada turma, porém, houve a presença de um professor ativador.


Entre Aspas - Outra ação de destaque da Universidade Corporativa do Tribunal foi a criação da revista Entre Aspas. Aberta para publicação de artigos escritos por magistrados e servidores, a revista tem o objetivo de disseminar os conhecimentos jurídicos e técnicos, bem como promover as boas práticas desenvolvidas nas unidades do Poder Judiciário. 

A publicação da Entre Aspas é semestral e está disponível de forma impressa, gratuita e em versão pdf para acesso on-line por meio do portal da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O primeiro número foi lançado no dia 10 de junho de 2011, durante a Reunião de Trabalho da Magistratura Baiana, realizada no Bahia Othon  Palace, e a segunda edição deverá ser publicada no primeiro trimestre de 2012. 

Os artigos a serem publicados já foram selecionados pela Comissão Avaliadora constituída pela Presidência do Tribunal de Justiça. Quinze autores terão seus trabalhos divulgados no próximo número.

Fonte: TJBA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100