segunda-feira, 5 de março de 2012

Adolescentes farão a abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Junto com a Comissão Organizadora, o G27, grupo de adolescentes das comissões organizadoras estaduais e da nacional, está em fase de preparação da abertura do evento que será realizado entre 11 de 14 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF). 

Esta será uma das pautas do Encontro de Articulação e Avaliação das Conferências Municipais e Mobilização das Estaduais que acontecerá entre 2 e 4 de março, em Brasília (DF). Promovido pelo Conanda, o evento contará com a participação de Conselhos Estaduais, adolescentes do G27 e integrantes da Comissão Organizadora. 
 
Ação inédita aprovada em assembleia de janeiro deste ano, a autoria dos adolescentes na abertura da etapa nacional marca a história das Conferências Nacionais com a co-responsabilização e o protagonismo de meninas e meninas nesse processo de mobilização do país. “Fiquei orgulhoso com a decisão de que a palestra magna será regida pelos adolescentes. Temos que inovar não só na faixa etária da explanação, mas também no seu modo de execução. Devemos fazer uma reflexão da conjuntura atual e de como, ao longo de nossa história, a criança e adolescente foram se tornando pauta no debate e, agora, parte dele. O desafio é do tamanho do nosso público: garantir a atenção e a interação com a plenária de três mil pessoas”, avaliou Pedro Henrique Silva de Paula Higuchi, da Comissão Organizadora de São Paulo.
 
Além de organizar a abertura, os adolescentes ainda contribuirão com a discussão da continuidade do G27 pós-Conferência, da existência ou não de um padrinho ou madrinha e das atrações das noites culturais da etapa nacional. Ainda fazem parte da programação dos dias 2 a 4: Análise da participação dos adolescentes nas Conferências Municipais e dos Conselhos Estaduais sobre Conferências Livres e Municipais, apresentação da estrutura geral da 9ª Conferência, cronograma das etapas estaduais, entre outras.
 
9ª CNDCA
 
A Conferência Nacional (11 a 14 de julho de 2012), debaterá a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente que passou por consulta pública ano passado e está em fase de finalização. A formulação deste tema foi o objetivo na 8ª edição do evento. Este ano o objetivo geral é continuar mobilizando grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento, portanto, da política e do plano. A Conferência está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
 
A inovação da metodologia deste ano está na participação das(os) adolescentes em todas as etapas da Conferência: organização da Nacional, estaduais e municipais. A expectativa da Comissão Organizadora é receber cerca de 800 adolescentes em julho de um total de 3 mil participantes. As etapas municipais, livres, territoriais e regionais aconteceram de agosto a novembro, enquanto que as estaduais serão de fevereiro a maio de 2012.
 
Evento: 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios.
 
Data: 11 a 14 de julho de 2012
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF)
 
Fonte: Direitos da Criança

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100