quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conselho Tutelar realiza ações preventivas visando o combate e enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil




Com vista ao enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar de Poções, realizou um dia de mobilização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

As atividades no Dia 18 de Maio tiveram início às 09h00min com a distribuição de informativos e adesivos na BR 116 no Posto de Pedágio próximo ao município de Planalto e em seguida com a afixação de cartazes nos estabelecimentos comerciais situados às margens da rodovia no município de Poções. Participaram desta ação os integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Tiro de Guerra 06-011, a Presidente da ACTEBA – Sra. Antônia L. Santos e os Conselheiros Tutelares de Barra do Choça, Planalto e Poções, com o apoio imprescindível da Via Bahia e da Polícia Rodoviária Federal.

Na seqüência, às 14h, foi realizada na Câmara Municipal de Poções uma palestra, cujo tema: “A Violência Sexual Infanto-Juvenil na Bahia e os Desafios de Atuar em Rede”, proferida pela Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares e ex-Conselheiros do Estado da Bahia – ACTEBA, Sra. Antônia L. Santos.

A violência sexual praticada contra criança e adolescente exige uma resposta mais contundente de todos nós a fim de cuidarmos de nossos filhos como um bem sagrado, promovendo o respeito a seus direitos e protegendo-os de toda e qualquer tipo de ameaça. É o que preconiza o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. Se você sabe de algum caso, denuncie imediatamente. Disque 100 ou 190 – Polícia Militar, 197 – Polícia Civil, 77 3431-5814/ 9989-0168 – Conselho Tutelar de Poções. O sigilo é absoluto e a sua atitude protege os direitos e os sonhos de muita gente.

O evento contou com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Municipal de Assistência Social, e Prefeitura Municipal de Poções.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100