terça-feira, 19 de junho de 2012

Integrantes do SGD participam da 2° Etapa do Projeto Autoridade Atuando na Escola



Foi realizada nesta terça (19) na Câmara Municipal, a 2° etapa do Projeto Autoridade Atuando na Escola. O Evento contou com a participação de centenas de estudantes da Escola Municipal Alexandre Porfírio e integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGD.

O evento coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente iniciou-se à 08h com a execução do Hino Nacional sendo conduzido pelo Tiro de Guerra 06-011 com o Sargento Izaias Alves. Na oportunidade, o Sargento Izaias Alves, parabenizou os organizadores pela iniciativa, reiterou a parceria e incentivou as crianças e adolescentes participantes a valorizar sempre esse espaço de formação que é a Escola.
  
A 1° Palestra  ficou sob responsabilidade do Representante da Polícia Militar o Tenente PM Felipe Roberto Barcelhos, cujo tema: Programa Educacional de Resistência às Drogas  e a Violência nas Escolas - PROERD.  O Ten. PM Felipe Barcelhos informou que há um olhar especial por parte do Major PM Fernando Leite em trazer esse conceituado Programa para o município de Poções, com vista a prevenção e enfrentamento ao uso indevido de drogas por crianças e adolescentes.
  
Em seguida, os membros do Conselho Tutelar, Adão Luz e Andrea Botelho, proferiram a 2° Palestra com a temática: O Conselho Tutelar no Estatuto da Criança e do Adolescente, momento oportuno de esclarecimentos acerca das atribuições do Órgão Tutelar e da imprescindibilidade  do ECA como principal instrumento de defesa e garantia de direitos desse público especial. Na sequência, abriu-se espaço para apresentação cultural com os alunos da Escola Municipal Alexandre Porfirio e logo em seguida foi declamado por Miquéias Dias o poema de sua autoria com o título “Droga é uma Droga”.


Para concluir os trabalhos, foi incluída na programação a 3° palestra ministrada pelo representante da Igreja Presbiteriana do Brasil o Reverendo Aristide Aparecido Boeno  com o tema:’’Passado, Presente e Futuro’’. 

A Sra. Bruna Renata, presidente do CMDCA, encerrou as atividades da 2° etapa do Projeto Autoridade Atuando na Escola, agradecendo aos participantes do evento e renovando o convite aos atores do SGD para continuarem abraçando a causa e participarem da próxima etapa a ser realizada em outra instituição de ensino.

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de resaltar que a atual diretora, coordenador e professores, da escoal Alexandre Porfírio também esteve presente no evento realizado na camara de vereadores, pois se o corpo docente e a direçaõ da mesma não tivesse presente os dicentes não teria participado.

Anônimo disse...

O eventou contou tmbém com a participação da diretora, coordenador e professores da referida escola, e não somente com os alunos.

Anônimo disse...

Parabéns ao CMDCA de Poções pelo brilhantismo na realização desse projeto. Esse é o primeiro conselho de direitos que vejo atuando. Gostaria muito que no meu município o CMDCA funcionasse de verdade. Aliás Poções tem sido grande destaque na área de defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, pois em todo o estado da Bahia se tem conhecimento das ações do CMDCA, Conselho Tutelar, Promotor de Justiça e Juiz de Direito de Poções. Parabéns mais uma vez!

Elisangela disse...

Gostaria de conhecer melhor o projeto, me envie por favor cópia para apreciação. grata.

Elisângela disse...

solicito por obséquio cópia do projeto para apreciação.

Grata.

Obs: professores, coordenador, diretora... também são atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Disque Denúncia Nacional - DDN 100