segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comunicado: Prefeito de Amargosa decreta extinto o mandato dos Conselheiros Tutelares



A decisão de extinguir o mandado dos Conselheiros Tutelares do município de Amargosa veio através de um decreto  nº 070 assinado pelo atual prefeito Valmir Sampaio, no documento o termino do mandato dos Conselheiros datado em três de maio de 2012, informa que apesar de entender a extrema importância do papel do Conselho Tutelar no âmbito do município de Amargosa, pelos relevantes serviços que presta, não foi encontrado respaldo no Ordenamento Jurídico Municipal para prorrogação do mandato dos Conselheiros no período de seis meses, informa também que diversas reuniões foram realizadas entre integrantes do Conselho Tutelar, membros do Conselho Municipal de Amargosa, Ministério Público e Câmara Municipal, que perdurou por dois meses após vencimento do contrato, considerando Improbabilidade Administrativa e demais Legislações que punem o gestor Público, ficando também recomendado ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, bem como órgãos encarregados da eleição municipal para novos membros do Conselho Tutelar a realização, imediata, do processo eleitoral.

Em decreto nº 093 de 23 de setembro de 2011 o prefeito exonera os antigos e nomeia novos membros titulares para composição do Conselho Tutelar de amargosa em razão de decisão judicial, assinando o termo de posse os Srs. Ricardo Silva Araujo e Landerson Santos de Souza, (substituído pela Sra. Solange Nubia S. dos Santos) e as Senhoras Marisa de O. Santos, Joveni Oliveira S. Brito e Andréia C. B. dos Santos.

O novo decreto de exoneração nº 070 tem data de 29 de junho 2012, que segundo um dos membros do Conselho, informou só ter recebido o comunicado no dia 05 de julho de 2012. ”É uma atitude repugnante, estando a cidade de Amargosa  em período eleitoral para prefeito,  dificultando o processo e solução para resolver o problema, ficando assim, as crianças e adolescentes do município de Amargosa sem assistência e acompanhamento por parte do órgão responsável e por tempo indeterminado, comentou o ex-conselheiro.


Segundo ata de posse do Conselho Tutelar registrada no dia 23 de março de 2010,  o dia em que os primeiros Conselheiros  foram empossados pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Amargosa, tem inicio em  18 de outubro de 2009, exercendo, a partir da presente data, o MANDATO COM DURAÇÂO DE TRÊS ANOS.  Esse prazo  estaria em vigor até o mês de outubro de 2012. Mesmo com a exoneração dos antigos Conselheiros e nomeação dos 5 (cinco) novos em 23 de setembro de 2011, em ambos os casos o prazo de 3 anos não se cumpriu e mesmo assim, deveriam existir os 6 meses para resolverem o processo de eleição. Em nota, os ex-conselheiros tutelares colocaram em carro de som, a indignação e descaso com que está sendo tratado  o assunto.


Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100