sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Jovens indígenas serão agentes de transformação a partir dos direitos humanos

A partir desta terça-feira (11), 14 meninos e meninas da etnia Kokama, da comunidade Nova Betânia, em São Paulo de Olivença (Amazonas) começam uma capacitação em direitos humanos. Outros 28, da etnia Ticuna, já iniciaram o processo. O UNICEF e os parceiros que desenvolvem o projeto acreditam no potencial destes jovens indígenas para disseminar os princípios dos direitos humanos como agentes de transformação em suas comunidades.

As atividades são na área da comunicação, para fortalecer a participação deles na promoção dos direitos dos povos indígenas relacionados à saúde e à segurança alimentar e nutricional. Os jovens Kokama vão se unir a outros 28 adolescentes Ticuna das comunidades de Umariaçu (Tabatinga) e Filadélfia (Benjamin Constant) que já entraram em contato com as ferramentas de comunicação. Eles realizaram entrevistas e fotografaram profissionais, lideranças, mulheres, crianças e jovens de suas próprias comunidades, além de parceiros, qualificados como fontes de informação.

Ambos os grupos irão registrar fatos locais relacionados ao direito humano à alimentação adequada, e à Convenção nº 169 sobre Povos Indígenas e Tribais da OIT. As oficinas seguem até o dia 13 de novembro de 2012 e, após esta data, os 42 jovens Ticuna e Kokama capacitados atuarão como multiplicadores, compartilhando o que aprenderam com outros estudantes da rede municipal de educação indígena.


A iniciativa integra o Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas (PCSAN) no Alto Rio Solimões (AM), e conta com o financiamento do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG-F). Instituições públicas locais, universidades, entidades da sociedade civil, lideranças e organizações indígenas envolvidas na nas ações também são parceiras do projeto.

Sugestões de fonte:
Daniela Silva
Consultora do UNICEF em Manaus
dsilva@unicef.org
  

           
Bill Karajá
Coordenação dos Povos Indígenas
(63) 3218.2262
(63) 8433.9126
billkaraja@yahoo.com.br


Portal ANDI

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100