segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Pai Presente: confirmações de paternidade abrem caminho para relações de afeto

Mais uma etapa do Projeto Pai Presente foi realizada nesta quarta-feira (12/9), no Fórum das Famílias, em Nazaré. Quarenta e sete resultados de exames de DNA, provenientes das audiências realizadas no mês passado, foram entregues às partes das ações de investigação de paternidade. Dentre eles, 31 deram resultado positivo e 16, negativo.

Executado pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o projeto é coordenado pela juíza-corregedora Ana Barbuda. “Tem sido muito gratificante trabalhar com a campanha, pois o resultado é imediato. A gente contribui para que as pessoas descubram suas origens, o que é o primeiro passo para a formação da cidadania”, declarou a juíza.

A magistrada contou com o apoio das juízas Rosa Castro, Darilda Oliveira e Newci Cunha, além dos servidores do Fórum.

Deivison Galvão da Silva, após receber a confirmação de que o aposentado João Batista de Oliveira é mesmo o seu pai, disse que sempre soube a verdade. “Eu fui ser pedreiro antes mesmo de conhecer ele, com 15 anos de idade. Já estava no sangue”, brincou, referindo-se a sua profissão, que é a mesma do pai.

Por 28 anos sem o nome do genitor no registro civil, Deivison contou que passou por todo tipo de constrangimento, desde o moral até o financeiro. “Tive que ouvir muitas brincadeiras ofensivas, além de enfrentar as dificuldades de ser criado sem a presença de um pai”. O pai, entretanto, garantiu que agora eles vão recuperar o tempo perdido.


Já José Carlos Souza, também pedreiro, tem o tempo ao seu favor. Hoje ele comprovou a paternidade de uma linda criança de três meses, fruto de um relacionamento passageiro com a vendedora Carla Alves Gomes. “Pretendo vê-la todo final de semana e dar a assistência necessária”, comentou o pai.

A mãe, por sua vez, afirmou estar aliviada com o resultado do exame. “Fiquei muito triste por ele não ter confiado em mim, mas agora me sinto bem melhor, pois vou poder provar a todo mundo que eu não estava mentindo”, disse ela.

A próxima etapa do projeto está agendada para o dia 3 de outubro. O Projeto Pai Presente conta também com o apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Texto: Ascom / Fotos: Nei Pinto
Fonte: TJ/BA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100