quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Acesso à internet continua caro e lento

A Anatel divulgou recentemente o número total de assinantes do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), que prevê redução do preço da banda larga fixa no país. Menos de 1 milhão de assinaturas foram contabilizadas – considerando o número de usuários de internet no Brasil, um número muito pequeno.

O Instituto Telecom aponta diversas razões para o fracasso do Plano: a resistência do Ministério das Comunicações em discutir o assunto publicamente, a escolha de negociação exclusiva com as concessionárias e, principalmente, a falta de conhecimento da população sobre a iniciativa, uma vez que nem o MiniCom, nem a Anatel, e muito menos as concessionárias se empenham em divulgá-la.

O ministro Paulo Bernardo afirmou que seguir o caminho idealizado pelo PNBL inviabilizaria a “massificação” do acesso à internet. Porém, a sociedade civil reivindica a “universalização” de acesso, garantindo-se qualidade a tarifas acessíveis. O que se pode constatar até agora é que, após dois anos de seu lançamento, o PNBL não logrou grandes avanços e a banda larga continua concentrada, cara e lenta.

Fonte: Portal ANDI

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100