sexta-feira, 5 de outubro de 2012

OIT alerta para altas taxas de desemprego juvenil em países do G20

Karol Assunção
Jornalista da Adital
 
Adital
 
O desemprego entre jovens ainda permanece em nível alto. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 17,7 milhões de jovens de 17 dos 20 países do G20 estão sem emprego. As informações foram divulgadas nessa quarta-feira (3), durante a reunião do Grupo de Trabalho sobre Emprego do G20. 
 
A situação ainda é alarmante em vários países do grupo com taxas de desemprego variando entre 8% e 52%. Itália, Espanha e África do Sul, por exemplo, aparecem na lista com taxas de jovens sem emprego entre 35% e 52%. Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Rússia e Turquia possuem entre 15% e 18%.

As menores taxas variam entre 8% e 11% em países como Austrália, Alemanha, Japão, Coreia e México. Porcentagens diferentes de França, Indonésia e Reino Unido, que possuem taxas de desemprego juvenil variando entre 21% e 23%. A Organização não divulgou dados sobre Arábia Saudita, China e Índia. 

Na ocasião do encontro, Guy Ryder, diretor-geral da OIT, chamou a atenção para as cifras, destacando que o desemprego atinge principalmente a juventude. "Sabemos que quando as cifras de emprego em geral são negativas, a situação do emprego juvenil é ainda pior”, destacou.

De acordo com o organismo internacional, no último ano, a taxa de desemprego entre jovens subiu em dez países e a taxa de emprego da população em idade de trabalhar caiu em 12 nações. 


No mundo, segundo indica OIT, cerca de 75 milhões de jovens estão desempregados. E as previsões ainda não são as melhores. O documento Panorama mundial do emprego: perspectivas pouco animadoras para os jovens no mercado laboral, apresentado no mês passado pela Organização, prevê um aumento na taxa de desemprego juvenil mundial, passando de 12,7% neste ano, para 12,9% em 2017. 

Mobilização
Neste domingo (7), organizações sindicais de várias partes do mundo realizarão atos, manifestações e atividades justamente para alertar sociedade e governos para os altos índices de desemprego juvenil no mundo. As ações, realizadas no marco do Dia Mundial pelo Trabalho Decente, pedirão respeito aos direitos dos/as trabalhadores/as e trabalhos decentes.

A Confederação Sindical Internacional (CSI) elaborou uma página na internet especial para a campanha com foco na "previsão do trabalho para os jovens”. Fazendo referências à previsão do tempo, o site aponta perspectivas para o trabalho juvenil em vários países. Confira em: http://www.workforecast.org/

Com informações de OIT e CSI.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100