quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CLIPPING - Infância na Mídia


 
Londrina estuda medidas para aumentar o número de vagas na Educação Infantil
 
A Câmara Municipal de Londrina discutiu, junto com representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal de Educação, Ministério Público e outros órgãos, formas de aumentar o número de vagas para a Educação Infantil na cidade. Uma das propostas sugere o aumento do número de alunos por sala, de 20 para 25. Outra, a possibilidade de trazer de volta os 116 professores cedidos a outros órgãos, inclusive de outros municípios e estados. Também deve ser avaliada a situação dos 214 professores afastados por licença-médica para averiguar quantos estão aptos para voltar às salas de aula. Em Londrina, 4.234 crianças de zero a cinco anos estão fora dos Centros de Educação Infantil (CEIs).
[Folha de Londrina – Cidades, p. 01 – Érika Gonçalves – 21/12/12]
 
 
Objetivo é forçar responsáveis a melhorarem a qualidade da graduação
 
O Paraná terá 12 cursos universitários de dez instituições de ensino superior como alvo das medidas divulgadas na quarta-feira (19) pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União por terem desempenho insatisfatório em avaliações de qualidade. O órgão dividiu os cursos em dois grupos, conforme os tipos de medidas a serem aplicadas. No primeiro caso, será suspensa a autonomia das instituições na gestão de 292 graduações em todo o Brasil, quatro delas no Paraná. No segundo grupo, o MEC proibiu o ingresso de novos alunos em 200 cursos, desses, oito são paranaenses. O Ministério alega que o objetivo é forçar os responsáveis a melhor os cursos em questão.
[Folha de Londrina – Geral, p. 07 – Fábio Galão – 20/12/12]
 
Segundo o órgão, produto fere o Código de Defesa do Consumidor
 
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) solicitou na terça-feira (18) que a empresa de bebidas Viti Vinícola Cereser, de Jundiaí (SP), suspenda imediatamente a distribuição e a venda do espumante Spunch, destinado a crianças, em todo o estado. A empresa foi, ainda, multada em R$ 1,1 milhão. Segundo o MP, apesar de a bebida não trazer álcool em sua composição, as garrafas usam imagens de personagens infantis e são semelhantes às dos espumantes com álcool, produto destinado exclusivamente a adultos. Segundo o órgão, isso fere o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe publicidade enganosa ou abusiva, que possa “induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”.
[Gazeta do Povo – Vida e Cidadania, p. 13; Tribuna do Paraná - Dia a dia, p. 02 – Olavo Pesch - 19/12/12]
 
 
Repasses ajudam a garantir direitos de crianças e adolescentes
 
O prazo para empresas e pessoas físicas doarem parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual de Infância e Adolescência (FIA) termina no próximo dia 28. As doações podem ser feitas pelo site www.familia.pr.gov.br. Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esses recursos são aplicadas em ações que visam a garantia dos direitos de meninos e meninas e todo o processo é feito de forma transparente, com acompanhamento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Empresas podem destinar 1% do Imposto de Renda devido e, pessoas físicas, até 6%.
[Jornal da Manhã – Cotidiano, p. B2 – 18/12/12]
 
 
Excesso de treinos pode atrapalhar rendimento escolar e convívio familiar e social
 
A prática esportiva pode ser uma forma de violações de direitos de meninos e meninas. É o que afirma a doutoranda em sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e consultora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR), Ana Christina Brito Lopes. Ela diz que é preciso evitar o discurso do esporte como salvação para tudo, uma vez que ele integra um conjunto de ações importantes para formação de crianças e adolescentes, como educação, cultura, lazer e até profissionalização. A doutoranda alerta, também, para o risco causado pelas pressões psicológica, muitas vezes vindas da própria família, que promovem ingresso na profissionalização precoce. Além disso, segundo Lopes, o governo não deve limitar seus investimentos para melhores resultados esportivos de atletas de alto rendimento, mas em políticas de práticas esportivas na infância.
[Folha de Londrina – Entrevista, p. 03 – Érika Gonçalves – 16/12/12] 
 
 

 
Esta é uma publicação semanal com o resumo das principais matérias sobre infância e adolescência publicadas  nos jornais Folha de Londrina, Gazeta do Povo, Jornal da Manhã, O Paraná e Tribuna do Paraná.
 
Equipe Infância na Mídia: Douglas Moreira, Vanessa de Paula Machado, Ariene Rodrigues e Vinícius Torresan.
 

 

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100