terça-feira, 26 de março de 2013

Bebê deixado em caixa de sapato tem piora e saúde é grave, diz Sesab

Do G1 BA

Após quase cinco dias em recuperação, o bebê recém-nascido achado em uma caixa de sapato deixada em um ponto de ônibus no bairro Lobato, em Salvador, passou do quadro estável para o grave nesta terça-feira (26), de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A criança é atendida pela equipe da maternidade Albert Sabin e recebeu o apelido de "Albertinho". De acordo com a Sesab, ele apresentou um quadro de infecção e perda de peso.

A Polícia Civil informou que o bebê, quando encontrado, estava enrolado com fardas do Colégio Estadual Landulfo Alves, que servem de pista para a localização dos autores do crime. Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) estão nas ruas à procura da mãe da criança. Para a delegada Simone Malaquias, a mãe pode ter algum tipo de relação com a unidade escolar, seja como aluna ou funcionária. Em nota à imprensa, a delegada relata que o bebê ficou exposto à risco de doença ou morte ao ser abandonado em um ponto de ônibus.

A vítima chegou à maternidade transferidao do Hospital do Subúrbio, para onde foi levado por policiais militares que o localizaram por volta das 21h de sexta-feira (22). De acordo com a diretora da maternidade, Rita Leal, a criança nasceu de uma gestação de cerca de 34 semanas e chegou ao Albert Sabin pesando 1,5 kg.

Na segunda-feira (25), a diretora comentou sobre a saúde do paciente. "Hoje, ele está com 1,368 kg. Essa perda é normal. Ele é um bebê de baixo peso, prematuro, mas não é de extremo, que fuja ao padrão. Ele é alimentado por sonda e está respirando normalmente", disse. Para que ele deixe o hospital, explicou a médica, é preciso alcançar, no mínimo, 1,8 kg e que, aliado a isso, mantenha os bons resultados nos exames. Por enquanto, ele vai se recuperando na unidade neonatal semi-intensiva.


Até esta terça-feira, nenhum responsável pela criança se apresentou no juizado, de acordo com a juíza Carla Adriana Barnoevo Azevedo, da 1ª Vara da Infância e Juventude. Segundo conta, há cerca de seis meses uma criança foi achada dentro de uma lata de lixo e colocada à adoção, por falta de parentes.

'Susto'
Um homem diz ter presenciado o momento em que duas jovens deixaram um bebê recém-nascido dentro de uma caixa de sapatos em um ponto de ônibus do bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador. A testemunha, que prefere não se identificar, relatou que a criança foi deixada em cima de um banco do abrigo do ponto de ônibus, na noite de sexta-feira (22). Ele disse que acionou a polícia logo depois de ter aberto a caixa e ver o bebê. “Eu tomei um susto. O policial, quando destampou [a caixa], que viu, largou assim. Aí o outro [policial] fez: destampa, destampa, destampa”, disse.


Segundo a testemunha, as duas jovens que abandonaram o bebê chegaram ao local quando o ponto ainda estava cheio e esperaram um tempo para deixar a caixa com a criança. “O ponto foi esvaziando e elas duas ficou [sic.]. Aí, só ficou eu ali. Aí [as jovens] ficou [sic.] mais ou menos uns cinco a seis minutos ainda sentadas. Elas pegaram uma van para a Baixa do Fiscal”, relatou.

O tenente Ezequiel Pereira, da Operação Gêmeos, da Polícia Militar, comandou a guarnição que resgatou o bebê. No sábado (23), o policial foi visitar a criança na maternidade. “Graças a Deus, ele goza de uma boa saúde e nos deixou bastante felizes. Para mim, com 16 anos de polícia, acho que nenhuma ocorrência me causou tanta felicidade, tanto orgulho de ser policial militar”, afirmou. O caso de abandono foi registrado no Juizado da Infância e da Juventude, que acopanha a recperação do reém-nascido junto às unidade de saúde.

Bebê recém nascido encontrado em Salvador (Foto: Divulgação/PM)
Bebê com policiais e equipe médica após o resgate (Foto: Divulgação/PM)

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100