domingo, 28 de abril de 2013

Maria do Rosário visita universidade baiana e discursa sobre democracia e igualdade de direitos

19/ABR/13 - Maria do Rosário visita universidade baiana e discursa sobre democracia e igualdade de direitos
Foto: Vitor Alves de Fernandes
Respeito à pluralidade e democracia. Nenhum local mais apropriado para abarcar esses conceitos como aquela que contempla o universo no próprio nome: a universidade. A declaração é da ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR), ao proferir Aula Magna na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb. O evento reuniu discentes, docentes, funcionários e a comunidade local e Diversos movimentos sociais, além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Democracia, liberdade, disputa de terras, tráfico de pessoas e maioridade penal foram algumas das questões abordadas pela ministra, evidenciando ações da sua Pasta, entre elas, a parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), projeto da Uesb, campus de Jequié. Ela conta que acompanhou o início do trabalho e que vê o quanto hoje ele já se ampliou e possui realizações significativas.

 A ministra defendeu que a Universidade tem um grande poder porque possui respeitabilidade na comunidade e é o lugar do saber. “Com o objetivo de juntarmos as necessidades das pessoas com esse saber sistematizado podemos atender melhor e todos ganham com isso, principalmente a Universidade que coloca pra dentro dos seus muros a vida do Brasil, pensa sobre isso e contribui pra transformar esse país em um lugar cada vez mais justo”, afirmou.


O evento contou também com a participação de autoridades políticas, como o deputado estadual, Marcelino Galo (PT), e o prefeito municipal Guilherme Menezes, que destacou a importância de Vitória da Conquista receber a visita de uma representante da Presidência da República e que a Prefeitura e a Universidade sejam parceiras em ações em prol da comunidade, não somente na área dos Direitos Humanos. “Direitos humanos é uma política maior que diz respeito a todos os direitos: direito à vida, direito à liberdade, direito a ser respeitado, direito a ter direitos. Eu me sinto muito honrado por esse momento maior que a Universidade, a Prefeitura e a nossa cidade, por intermédio dessas duas Instituições, vive”, afirma.

Antes da palestra da Universidade, Rosário se reuniu com movimentos sociais na sede do Ministério da Agricultura de Vitória da Conquista. Rosário elogiou as políticas públicas na área de direitos Humanos em curso no município e reafirmou a parceira do governo federal com o desenvolvimento social dos municípios brasileiros.

Assessoria de Comunicação, com portal UESB

Data: 19/04/2013

Fonte: Portal SDH

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100