sexta-feira, 12 de julho de 2013

Evento marca as comemorações do aniversário do ECA e do Conselho Tutelar de Poções



" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática." (Paulo Freire)


O Conselho Tutelar de Poções, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou entre os dias 08 a 12 de julho a Semana de Mobilização pelos Direitos da Criança e do Adolescente que reuniu centenas de pessoas entre Conselheiros Tutelares, Acadêmicos do curso de Serviço Social, Técnicos dos programas da Secretaria de Assistência Social, profissionais da Saúde e Educação, em comemoração aos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e os 09 anos de criação do órgão Tutelar, com a finalidade de discutir políticas públicas voltadas para a infância e juventude.

Antônia L. Santos e atores do SGD
O segundo dia do Seminário foi iniciado com a mesa redonda "O ECA e a Escola", que contou com a participação da Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares e ex-conselheiros do Estado da Bahia Antônia L. Santos. Ela compartilhou um pouco de sua experiência profissional, e proferiu a palestra abordando os seguintes tópicos: A Criança, o adolescente: aspectos históricos; Princípios do ECA e dos direitos das crianças e adolescentes; ECA e o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Crianças e Adolescentes com direitos ameaçados e  violados e a Escola; Indisciplina e Ato Infracional; Participação de todos: Escola, família, comunidade e alunos.


Mª Imaculada Jued - Promotora de Justiça
A discussão também contou com a participação da Promotora de Justiça Dra. Maria Imaculada Jued, que na oportunidade apresentou aos profissionais da Educação a Recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia para as Escolas da rede Estadual e Municipal de ensino.

No terceiro dia do evento, foi realizada uma apresentação cultural pelo Programa AABB Comunidade e em seguida a Assistente Social Euridalva Santiago e a Psicóloga Graça Áspera – SEDES discorreram o tema “Gestão da Assistência social pelo município e Proteção Social”, concluindo o ciclo de palestras durante a Semana de Mobilização DCA. A programação seguiu com panfletagem nos dias 11 e 12 em localidades específicas.





Euridalva Santiago e Graça Áspera - SEDES

 As conselheiras tutelares Andrea Botelho e Ivani Maria encerrou o evento agradecendo a participação de todos. “A Jornada cumpriu o seu objetivo, que era reunir os diversos atores do SGD, para refletirmos sobre as políticas públicas em prol da criança e do adolescente. Agradeço a todos que participaram e colaboraram para o sucesso desse evento”, disse. Um agradecimento especial a Secretária de Assistência Social Sra. Irenilda Magalhães que firmou essa parceria imprescindível, desburocratizando alguns serviços, haja vista as morosidades encontradas em outros setores da administração municipal. "Vamos dar prosseguimento no próximo ano, e convidamos mais uma vez todos os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos para fortalecermos a rede de proteção à criança e ao adolescente", concluiu.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100