quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Parceria entre MP e Associação Psiquiátrica da Bahia intensificará ações em favor da saúde mental

Central Integrada de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Institucional
18/09/2013 17:15:53
Redatora: Milena Miranda (DRT Ba 2510)

Parceria entre MP e Associação Psiquiátrica da Bahia
intensificará ações em favor da saúde mental

Ações de fiscalização e promoção de medidas que visam a adequação da prestação dos serviços de saúde mental serão intensificadas com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público estadual e a Associação Psiquiátrica da Bahia. O documento foi assinado na manhã de hoje, dia 18, pela procuradora-geral de Justiça em exercício, Sara Mandra Rusciolelli, e a presidente da Associação, médica psiquiatra Miriam Gorender.“Esta parceria amplia e fortalece nosso trabalho em benefício da sociedade”, afirmou Sara Mandra Rusciolelli.
Conforme detalha o documento, caberá a Associação Psiquiátrica da Bahia fornecer orientação e apoio técnico ao MP no exercício da sua atribuição institucional de respeito aos direitos dos portadores de transtornos mentais, em especial nas demandas originadas do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Pessoa com Deficiência (Gedef), do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Mulher (Gedem), do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (Gesau) e aos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Saúde e da Cidadania. Além disso, as instituições realizarão conjuntamente palestras, cursos, seminários e programas de educação continuada no âmbito de questões relativas à assistência em saúde mental. Participaram da assinatura do termo os promotores de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau); Luís Cláudio Nogueira, assessor especial; e Nidalva Brito, coordenadora do Gedef; além da superintendente de Gestão Administrativa, Maria Lúcia Cintra e a assistente social do Gedem, Cíntia Amaral.

Também na manhã de hoje, a psiquiatra Miriam Gorender ministrou uma palestra sobre depressão para servidores e promotores do Ministério Público estadual, na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia. A depressão é uma doença que evolui continuamente para quadros que variam de intensidade e duração e, caso não seja tratada adequadamente, pode levar ao suicídio. De acordo com Miriam Gorender, a terapia só funciona se a própria pessoa aceitar o tratamento, já que ninguém pode forçá-la. “A depressão exige muita atenção e um tratamento individual. A maioria das pessoas precisa usar a medicação de forma contínua para controlar a doença”, afirmou. Ela complementou que há um risco de perda do déficit cognitivo irreversível em pessoas que passam por muitas crises seguidas ou apresentam um estágio de depressão leve e contínuo.

Fotos: Karol Melo - HF Fotografias / Imprensa-MP

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Fonte: MPBA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100