sexta-feira, 1 de maio de 2015

Poções-BA: CMDCA Realiza a 2ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e Adolescente


Com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente", o CMDCA de Poções – BA,em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou a II Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, na tarde desta quinta-feira, 30 de abril, na sede do Programa AABB Comunidade. O evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil organizada, o SCFV, estudantes, crianças, adolescentes, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Conselho Tutelar, o PROAIJ, e do Conselho Municipal da Assistência Social. O objetivo da Conferência Livre foi mobilizar e articular os jovens para o conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e buscar o fortalecimento dos espaços e formas de participação das crianças e dos adolescentes, e a contribuição desses jovens aos temas relativos às políticas públicas .O coral do Programa AABB Comunidade formado por crianças se apresentou na abertura do evento.

Presentes na abertura do referido evento a Secretaria de Assistência Social Irenilda Cunha de Magalhães ,o vereador Laudelino Costa Palmeira, a Vereadora Zezeu Leite, representando a SMEP Profº Carlos, o Presidente do CMAS Eduardo Chagas, representando a Paróquia do Divino Espírito Santos, o Diacomo João Cambui, o Juiz de Direito Alerson Mendonça, a Coordenadora do Programa AABB Comunidade Orleide Pacheco, a Presidente do CMDCA Bruna Ramos,representado os adolescentes de Poções a Jovem Juciara Alves,o Sargento do Tiro de Guerra o Srº Eduardo Henrique Valdez,representado a Policia Militar o Aspirante PM Olimpio, O Presidente do Conselho de Segurança o Srº Geraldo,o colegiado do Conselho Tutelar Adão, Cristiane, Ivani, Argileu e Isaltina.

A participação do  Juiz de Direito, Dr. Álerson, foi imprescindível, motivo de muito orgulho e honra aos participantes da II Conferencia. Guerreiro e auto-confiante, ressaltou a importância da luta diária pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. “Essa não é só uma conferência, uma reunião ampliada, e sim o nosso cotidiano, onde precisamos lutar pela Política da Criança e do Adolescente”, e que poderosa ferramenta para a promoção e a defesa dos direitos da infância e da adolescência, o OCA (Orçamento Criança e Adolescente) comentou.


Ocorreu a formação de cinco grupos de trabalhos com os seguintes eixos:
Proteção e Defesa dos Direitos com a Conselheira Tutelar Ivani; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes com Antonio Marcos ACS; medidas socioeducativas , a redução da idade penalcom Marilia da Penha Assistente Social ; Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes com Gleissa Psicóloga do CREAS e o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos com o Conselheiro Tutelar e Presidente da ACTEBA Adão Jose Luz Filho,que debateram propostas e ações que serão apresentadas na 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente que será realizada na primeira quinzena de maio do corrente ano que também vai eleger os delegados que vai representar o município na fase Territorial em VC-BA.


As crianças e adolescentes representando escolas e entidades que compareceram, demonstrava grande contentamento em poder participar no processo de construção dos seus direitos.



O evento foi finalizado com a apresentação cultural do teatro do Programa AABB Comunidade e eleição dos adolescentes do pré-candidatos a delegados que se apresentarão na 8ª Conferência de Poções-BA, que ocorrerá em maio do ano corrente e, uma vez eleitos, representarão o município na Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100