sábado, 8 de janeiro de 2011

Encontro de Ternos de Reis em Poções

Texto/Foto: Marcos - BLOG PRISMA POÇÕES



Centenas de pessoas lotaram a Praça do Divino na noite do Dia de Santo Reis para prestigiarem o 18º Encontro dos Ternos de Reis de Poções.

O evento contou com a presença de onze Terno de Reis, dentre eles, o Bumba Meu Boi, o Estrela do Sul, o Santo Reis, o Canarinho, o Terno de Reis Três Reis Magos, o São Sebastião, o Divino Espírito Santo, o Azulão do Bela Vista, o Servo de Maria, dentre outros.

A tradição popular revigora a cada ano graças a esses homens, mulheres, jovens e crianças, pessoas simples da comunidade, tanto da zona rural, quanto urbana, que desde a madrugada do dia 1º de janeiro percorrem os longínquos lugares do município festejando com as famílias o Dia dos Santos Reis, refazendo simbolicamente, movidos pela fé, o percurso que os Reis Magos fizeram para contemplarem o Menino Deus recém-nascido.

Cabe a todos nós cidadãos homenagearmos estes heróis que mantém viva a cultura nordestina. Nosso muito obrigado ao Sr. Acenor, Fofão, Sr. Eliziário, Sr. Adelicio, Sr. Douro, Sr. Dario, Nilzete, Zé Preto e demais reizeiros de toda a região de Poções, que mantém viva a tradição.

Diante de uma festa belíssima como a que presenciei esta noite, vale lembrar o poeta que nos versos “A festa do Santo Reis”, descreve essa tradição popular:

“Hoje é dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia de Santo Reis...


Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes...


É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé...


Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!..."


(Márcio Leonardo)




Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100