quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dia Mundial da Juventude 2013 destacou desafio dos jovens migrantes


Ronay/Telesur

Racismo, xenofobia, violações de direitos humanos e toda forma de discriminação são obstáculos que os jovens migrantes enfrentam em todo o mundo. Neste dia 12 de agosto de 2013, Dia Mundial de Juventude, criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é enfatizada a situação dos jovens que saem de suas terras de origem com destino a outros lugares para acompanhar a família, estudar, em busca de melhores condições de vida e trabalho, entre outros objetivos. Estima-se que eles representem quase um terço dos migrantes internacionais, ou seja, 27 milhões de pessoas. 

Para a ONU, a juventude representa um grande potencial de aproximação entre os povos, favorecendo o diálogo intercultural e o desenvolvimento, ainda que sejam vítimas constantes de exclusão, pobreza, exploração e discriminações. A situação tende a se agravar com a intensidade cada vez maior dos movimentos migratórios no mundo globalizado, o que exige mais cooperação e solidariedade entre os Estados, aumento do acesso à educação de qualidade e à participação democrática.

O secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirma que é fundamental destacar a contribuição dada pelos jovens às sociedades de origem, trânsito e destino, tanto economicamente como enriquecendo-as social e culturalmente. "Em sua maioria, os jovens trabalham com afinco para melhorar suas condições de vida. As remessas de dinheiro que eles enviam para ajudar suas famílias em seus países de origem constituem uma importante contribuição às economias de todo o mundo”, afirma.


Cuba
Em Cuba, a União de Jovens Comunistas (UJC) dedica as comemorações pelo Dia Mundial da Juventude aos preparativos para a realização do XVIII Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, a ser realizado em dezembro próximo no Equador, à liberdade dos cinco cubanos presos pelos Estados Unidos, acusados de terrorismo, e às gerações que têm construído a Revolução. Para a UJC, a juventude é o grupo social mais atingido pela crise econômica, social, política e ecológica que afeta todo o Planeta, tanto que mais de 200 milhões de jovens no mundo vivem na pobreza e mais de 80 milhões são vítimas do analfabetismo e do desemprego.

Osnay Miguel Colina, membro do Bureau Nacional da UJC, assinala que o Festival será uma boa oportunidade para que os jovens cubanos reafirmem sua disposição combativa em defesa de causas, como "a justiça conquistada e compartilhada pela Revolução”. Durante as comemorações pelo Dia Mundial serão selecionados pré-candidatos para participarem do Festival Mundial do Equador, que terá cerca de 5 mil delegados de todo o mundo. Cuba enviará 200 delegados. 

Brasil
Uma semana antes do Dia Mundial da Juventude, a Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República, divulgou uma pesquisa inédita apontando que segurança, emprego e saúde são os temas que mais preocupam os jovens brasileiros. O levantamento mostrou também que 67% dos entrevistados apontam a corrupção como um dos problemas que mais incomodam, seguido pelo poder dos traficantes, destacado por 46%. Entre os jovens pesquisados, 51% perderam um parente de forma violenta - por homicídio ou acidente de carro.

A pesquisa também mostrou o otimismo dos jovens brasileiros. Do total entrevistado, 91% responderam acreditar que podem "mudar o mundo”. Entre os temas considerados mais importantes para serem discutidos foram apontados a desigualdade social, as drogas, a violência e a política. Os jovens destacaram a possibilidade de estudo, a liberdade de expressão e a estabilidade econômica como o que existe de mais positivo no país. Entre os assuntos que os jovens consideram desafios a serem enfrentados pelo país estão a saúde, a educação e a redução do desemprego.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100