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Cerca
de 20% dos 3,7 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no
Brasil não frequentam a escola. Entre os 80% que estudam, o trabalho
afeta diretamente a frequência e o desempenho escolar. É o que afirma o
estudo Trabalho infantil e adolescente: impacto econômico e os desafios para a inserção de jovens no mercado de trabalho no Cone Sul,
encomendado pela Fundação Telefônica e apresentado ontem (26), durante o
4º Encontro Internacional Contra o Trabalho Infantil, em São Paulo.
Conforme a pesquisa, a evasão escolar pode chegar a 40%, no caso de
jornadas de 36 horas semanais. Já a queda no rendimento, para a mesma
carga de trabalho, varia de 10% a 15%, dependendo da série. Alunos da 8ª
série do ensino fundamental que trabalham quatro horas por dia têm
queda de cerca de 4% no desempenho em Português e Matemática, se
comparados aos que não trabalham. Já na 4ª série, quatro horas diárias
de trabalho representam defasagem de 7% no desempenho escolar.
Fonte: Portal ANDI
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