segunda-feira, 8 de julho de 2013

Solenidade de abertura da Semana de Mobilização DCA aconteceu nesta segunda



 Aconteceu nesta segunda (08) a abertura da Semana de Mobilização pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que ocorre até sexta (12), tem por finalidade fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. A solenidade de abertura contou com a brilhante apresentação cultural das crianças e adolescentes do SCFV/PETI. Na ocasião, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sra. Irenilda Magalhães, parabenizou  as crianças e adolescentes do programa e conclamou a comunidade para não desviar o olhar do público infanto-juvenil e ajudar a protegê-los de todas as formas de violências, denunciando-as aos órgãos competentes. Compartilhando a opinião, a Secretária de Assistência Social, citou que o município sente-se honrado em realizar essa Semana de Mobilização DCA, que discute a Proteção Integral à Infância e Juventude. "Agradeço a todos que trabalharam para a realização deste evento e desejo que todos tenham um seminário muito positivo", disse Irenilda.


Em seguida foram apresentadas as estatísticas de casos atendidos pelo Conselho Tutelar no período de Janeiro a Junho/2013, onde os números registrados são preocupantes. Foram registrados 12 casos de violência sexual, e o bairro Primavera aparece novamente com o maior índice de atendimentos. 

A palestra com o tema “A violência sexual de crianças e adolescentes: a Bahia no Ranking Nacional e o DDN 100” foi proferida pelo Deputado Estadual Yulo Oiticica (Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente da Frente de Juventude e Assistência Social) o qual tem apresentado um mandato que orgulha a Bahia, haja vista a sua atuação na luta em defesa da vida e pela construção contínua da cidadania e da justiça social. “O nosso tema central é a questão do combate a violência sexual contra a criança e o adolescente e de modo especial o combate a prostituição infantil, nós infelizmente, ainda vivemos num país onde as pessoas precisam lutar pela garantia dos direitos e onde alguns ainda dizem que é preciso diminuir a violência sexual contra crianças e adolescentes; na verdade o que nós precisamos é erradicar, não basta nenhuma sociedade civilizada, não basta nenhum governo nas suas dimensões União, Estado e Município, pensar em diminuir questões como esta em pleno Século XXI, nós precisamos é acabar com a violência sexual praticada contra nossas crianças e adolescentes, tem questões que não podemos conviver, nem tolerar. A exploração sexual infantil coisifica a criança, transforma nossas meninas e meninos em mercadoria, e atenta contra a dignidade e a própria humanidade tanto das vítimas quanto de todos nós. Uma sociedade que permite ou se omite num tema como este, esta profundamente doente." disse Yulo Oiticica. 


Na oportunidade, o Agente Comunitário de Saúde e ex-conselheiro tutelar, Antônio Marcos, entregou ao deputado uma solicitação para implantação do PROERD no município.


No segundo dia do evento (09), está previsto o início das atividades às 08h30min, haverá dois momentos de palestras, sendo conduzido por Antônia Luzia (Ex-conselheira Tutelar de Salvador, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente, SIPIA/SEDES, Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares e ex-Conselheiros do Estado da Bahia – ACTEBA) e Maria Imaculada Jued (Promotora de Justiça).

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100