sábado, 16 de julho de 2011

21 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: ainda desconhecido da mídia e maioria dos brasileiros


Neste ano, o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 21 anos de vigência. Trata-se de uma lei, que é o fruto do esforço conjunto de milhares de pessoas e comunidades empenhadas na defesa e promoção das crianças e adolescentes do Brasil. Entretanto, com duas décadas de existência, ainda é precário o entendimento que o grande público tem sobre essa legislação.  

O Conselho Tutelar de Poções, marcou o dia 13 de julho com três grandes momentos esclarecedores: o primeiro se deu com a realização de uma palestra acerca do ECA, proferida pelo conselho tutelar aos Atiradores do TG 06-011, onde foi possível esclarecer sobre as atribuições do órgão e a eficácia do ECA. O segundo ficou registrado com a Reunião Ampliada que aconteceu as 15h na Câmara Municipal e contou com a participação de alguns integrantes do Sistema de Garantia de Direitos. Nessa reunião a Sra. Vânia Duarte, proferiu a palestra com o tema: 21 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por que ainda há tantas violações de direitos? Criança, Adolescente e Conselheiro Tutelar, têm direito a ter direitos. No final da palestra foi realizado o debate, tendo como mediador o Conselheiro Tutelar, Laudelino Palmeira e logo em seguida foi apresentada uma carta contendo dez compromissos voltados para o público infanto-juvenil, a qual foi assinada pelas autoridades presentes.  Foi registrada e questionada a ausência no evento do Chefe do Executivo, do representante do Poder Legislativo, do Judiciário e Ministério Público, principais agentes dentro do SGD. 
O terceiro momento ficou marcado com o lançamento da campanha: Não dê Esmola, Promova Cidadania, realizada pelo conselho tutelar, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O conselheiro Adão Luz, em sua palestra advertiu a sociedade quanto ao fornecimento de dinheiro, alimentos, cobertores, agasalhos para crianças e adolescentes em situação de rua, afirmando que enquanto houver algum retorno, eles permanecerão nas ruas, disse ainda que grande parte das esmolas doadas nas ruas são usadas na compra de drogas. Concluiu fazendo referência à cor verde da Câmara Municipal e da faixa da campanha, dizendo: “o verde desta casa de leis e o verde da faixa desta campanha, renova a nossa esperança de um dia poder ver neste mesmo espaço, acontecer sessões extraordinárias (como as que foram realizadas nas vésperas do aniversário do ECA para discutir o reajuste salarial), para serem discutidas políticas públicas em prol da criança e do adolescente”.

A Democracia requer leis que garantam e promovam a dignidade da pessoa humana, assegurado seus direitos e o cumprimento dos deveres. O atual Estatuto responde ao anseio, há anos acalentado, de dotar o País de um instrumento válido para salvaguardar a vida e garantir o desenvolvimento pleno das meninas e meninos do Brasil.

Enfim, nestes 21 anos do Estatuto da Criança do Adolescente temos algo a se comemorar positivamente, mas também temos muitos avanços que necessitam ocorrer e o mais importante destes avanços, é realmente sua implementação em todo país visando dar proteção, educação e condições para que a criança de hoje possa ser o homem do futuro com suas garantias individuais, bem como construir através da proteção, educação a criança o cidadão consciente do amanhã. 

Vídeo: Reunião Ampliada: 21 Anos do ECA - Conselho Tutelar de Poções - BA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100