sexta-feira, 22 de julho de 2011

Clipping de Notícias - Portal ANDI

Vacinação contra sarampo termina hoje
Veículo(s) A Tarde - BA
Termina nesta sexta-feira (22) a campanha de vacinação contra o sarampo. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 82,21% das 1.324.102 crianças entre 1 e 7 anos incompletos foram imunizadas. A meta é vacinar pelo menos 95% deste público. A Europa teve um surto da doença este ano, com mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, o que fez o Ministério da Saúde antecipasse a campanha no Brasil, que estava prevista para começar no dia 13 de agosto. Ainda segundo o ministério, a vacina é a única forma de proteger contra a doença. O sarampo é altamente contagioso e apresenta sintomas como febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por secreções expelidas pela tosse, fala ou respiração.

CE: Independência institui toque de recolher para crianças
Veículo(s) Diário do Nordeste - CE
Crianças e adolescentes com até 12 anos, moradores de Independência (CE), não podem mais ficar nas ruas, locais públicos, espaços comunitários, bailes, festas, lan houses etc. desacompanhados dos pais, responsáveis ou acompanhantes após 20h30. A iniciativa, baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi determinada por meio da Portaria nº 09/2011, em vigor desde o dia 13 de julho. O objetivo da medida é conter atos infracionais envolvendo meninos e meninas, que normalmente ocorrem à noite, quando estão sob efeito do álcool e de outras substâncias entorpecentes. A conselheira tutelar Valbênia Sales afirma que a medida veio em boa hora. "Independência estava precisando muito dessa atitude devido ao alto índice de adolescentes envolvidos com drogas, jogos e mesmo à toa nas ruas".

Química no cabelo durante gravidez aumenta risco de leucemia para o bebê
Veículo(s) O Estado de S. Paulo - SP
O uso de tinturas ou alisadores de cabelo, durante os três primeiros meses de gravidez, aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade. A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ambos do Rio de Janeiro (RJ). Foram acompanhadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer. Os pesquisadores analisaram compostos existentes em 14 marcas de produtos químicos e foram identificados 32 componentes potencialmente prejudiciais à saúde.

SC: Projeto Escola Aberta oferece atividades aos sábados
Veículo(s) A Notícia - SC
Quem disse que escola é lugar só para os estudos? A Escola Estadual Professor Rudolfo Meyer, no bairro Floresta, em Joinville (SC), é a prova de que o ambiente pode servir para brincadeiras e também para profissionalização. Por meio do Projeto Escola Aberta, que existe desde 2007 e oferece 13 cursos com professores voluntários que abraçam a iniciativa, o colégio abre as portas todos os sábados para que a comunidade possa fazer aulas de xadrez, tênis de mesa e cursos de inclusão digital, inglês e outras atividades. Maria Eduarda Cisconeto, 5 anos, é uma das participantes do projeto e a cada semana escolhe uma brincadeira diferente. A mãe da estudante, Daiane Cisconeto, afirma que o sábado “é um dia para as crianças aproveitarem. E, de quebra, estamos tirando muitos jovens que poderiam estar andando na rua e até usando drogas”.

BA: Crianças e adolescentes expõem trabalhos de pintura em shopping
Veículo(s) A Tarde - BA
Crianças e adolescentes acolhidos pela Fundação Cidade Mãe, entidade vinculada à Prefeitura Municipal do Salvador (BA) por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (SETAD) e que atua como instrumento de efetivação dos direitos sociais de meninos e meninas em situação de risco social e pessoal, vão expor seus trabalhos de pintura a partir desta sexta-feira (21) no Shopping Paseo, em Salvador (BA). Além da mostra, que acontece até o dia 30 de julho, durante o horário de funcionamento do shopping, acontecerão ainda oficinas de pintura que serão ministradas pelos educadores da Cidade Mãe, nos dias 23, 24 e 30 de julho, das 15h às 18h. As oficinas são abertas para o público e para participar é necessário doar um brinquedo.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100