quarta-feira, 4 de abril de 2012

Colóquio Internacional em São Paulo (SP) debate culturas jovens periféricas

 
 Karol Assunção
Jornalista da Adital
 
Adital
 
Entre os dias 10 e 13 de abril, estudantes, pesquisadores, integrantes do movimento negro e do hip hop se reunirão em São Paulo (SP) para o Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: encontros e desencontros. O evento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, está com inscrições abertas para participantes até esta sexta-feira (6) pelo site do encontro.

De acordo com Mônica Amaral, coordenadora do Colóquio, o objetivo é garantir a "visibilidade das culturas jovens das periferias” das grandes cidades, além de relacionar e identificar as culturas como "potencial de educação para os jovens nessas periferias”. "A nossa ideia é focar nas culturas jovens periféricas até porque [temos a visão de que] eles precisam ser vistos e ouvidos”, destaca.

A temática do Colóquio chama a atenção para a importância de se discutir o presente levando em consideração também o passado. "Ao estudar as origens dessas culturas [de periferia], a gente percebe um embasamento na cultura africana, nos nossos antepassados [...]. Não é uma cultura contemporânea só no presente, é uma cultura que tem a ver com o passado”, ressalta.

É com base nisso que Mônica afirma que o encontro também servirá de espaço para homenagear os afrodescendentes e para trocar informações e experiências entre pesquisadores e movimentos ligados à cultura negra. "Vamos ter a presença do movimento negro, do movimento hip hop e da academia. Convidamos professores dos Estados Unidos que são negros. Vai ser uma troca de contato e reflexão teórica”, comenta. 

O Colóquio
As inscrições para o Colóquio Internacional Culturas Jovens seguem até esta sexta-feira (6) no sítio eletrônico do evento. A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem. De acordo com Mônica Amaral, coordenadora do encontro, o Colóquio recebeu quase 100 trabalhos de várias cidades do país. 

O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de abril, em São Paulo (SP), e contará com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais. As discussões serão realizadas a partir de três eixos, sendo cada dia dedicado a um tema. 

Na terça-feira (10), os debates girarão em torno do primeiro eixo "O hip hop: cultura jovem, história e resistência”. Os debates estão marcados para ocorrer na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Pinheiros. No dia seguinte, o local sediará as discussões sobre "Formação, Identidade Cultural e Musicalidade”. 


Na quinta-feira (12), os debates serão realizados no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), em Barra Funda, na capital paulista. As mesas de debate se centrarão em questões referentes ao eixo "Telescopia histórica: cultura afro-popular e movimento negro”. 

O último dia será dedicado às apresentações de trabalhos no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e será encerrado com uma festa de confraternização com os/as participantes. 

Inscrições e mais informações em: http://www.culturasjovens.fe.usp.br/index.html

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100