quarta-feira, 25 de abril de 2012

Promotor de Justiça e skatista inaugura pista em Bauru, SP‏

Alan Schneider
Do G1 Bauru e Marília

Enilson Komono, de 36 anos, anda de skate há 26 deles. 
Projeto 'Wise Madness' ganhou espaço para a modalidade.

Os fãs de skate ganharam uma pista profissional em Bauru (SP) no último sábado (21). A construção do espaço só foi possível graças a um projeto social movido pelo promotor de Justiça Enilson Komono. A paixão dele pelo skate começou aos dez anos de idade. Hoje aos 36, o promotor quer que o esporte ajude a afastar crianças e adolescentes das ruas da cidade.
Localizado na Rua Braz Lemos de Almeida, na Vila Aviação, o galpão vai servir para aperfeiçoar as habilidades dos praticantes e atrair os jovens para as atividades oferecidas de graça. “Temos ensaios e oficinas de dança, bboy, música, teatro, skate e stomp quase todas as noites. As aulas são gratuitas e abertas para todos aqueles que se identificam com as atividades do grupo. Nosso objetivo é formar cidadãos longe das drogas, através do encaminhamento escolar e estruturação familiar”, disse o promotor skatista.“Agora é uma realidade. Ando de skate desde criança e, em Bauru, nunca teve uma pista. Andávamos em praças e pistas de skate improvisadas”, contou Komono. O projeto social “Wise Madness” ou “Sábia Loucura” em português, foi aberto por ele em 2010.  "Comprei o barracão e depois de muito suor construímos a ampliação com essa maravilhosa pista", contou orgulhoso.

Reformado e de cara nova, o local criou novos ambientes, o que permite a realização simultânea das atividades. “Com a ajuda dos voluntários quero ver o crescimento do projeto a cada dia”, avisou. Outras atividades do galpão são patins, street dance, break, rap, DJ, e pirofagia. Quase todos os dias, Enilson sai do Fórum direto para o barracão. Ainda mais agora, com uma pista nova e coberta para praticar as manobras radicais.
A conquista do espaço físico foi outro grande passo. Mas o projeto já existe desde 2006. “Nosso trabalho é concentrado nas escolas públicas, principalmente, nas turmas noturnas onde há maior índice de marginalidade. Mas também fazemos apresentações pelo estado de São Paulo.”, explicou.

Promotor há 13 anos, ele também já integrou o Grupo de Combate ao Crime Organizado da capital e de Bauru. “Essa experiência também foi importante para o projeto. Agora é sempre buscar aperfeiçoar para tentar contribuir cada vez mais em prol da comunidade”, completou.

Um dos parceiros de Enilson é Cristiano de Assis Cunha, de 34 anos, ou simplesmente “Fausto”, apelido que recebeu quando era garoto e com uns quilos acima do peso normal. Na época, Fausto Silva, o Faustão da Globo, também apresentava um volume diferente do atual. Por isso, o pseudônimo de Cristiano.

Amigo de infância do promotor, ele o ajudou na construção da pista, além de atuar como professor de skate. Atualmente, o projeto atende 50 jovens e adolescentes.

“O skate está no meu sangue. Tenho uma loja especializada na área. Participar desse projeto é sensacional. Posso fazer o que gosto em um local excelente. Aliado a isso, é gratificante ensinar os iniciantes”, disse.

E um dos alunos é Aron Douglas, de 9 anos. Antes mesmo da inauguração oficial da pista do barracão “Wise Madness”, o menino já praticava no local. “Estou aprendendo a andar. Meu irmão também treina aqui. Aprendi a gostar do skate com ele”.
Aron é uma das crianças que está tendo a oportunidade de conviver com profissionais que visam formar cidadãos. E o maior sorriso está no rosto do promotor, que transfere a experiência profissional em uma causa própria. Um exemplo de união entre esporte e cultura, e paixão pela vida. Pista profissional foi inaugurada no último sábado (Fotos: Alan Schneider/G1 TV Tem Bauru)

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100