segunda-feira, 28 de maio de 2012

Evento incentiva reflexão em dia comemorativo

Chamar atenção para o instituto da adoção, especialmente para os perfis de crianças menos adotadas no Brasil, e estimular a troca de experiências entre pais adotivos, magistrados e militantes da causa: esse foi o principal objetivo do Seminário “Dia Nacional da Adoção” do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). Uma realização da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) do TJBA, o seminário aconteceu nesta sexta-feira (25/5), no Fiesta Convention Center, em Salvador.

A cantora Vanessa da Mata, mãe adotiva de três crianças, foi uma das palestrantes do evento. Em sua apresentação, intitulada “Adoção: Laços de amor”, a cantora falou sobre seus processos de adoção e a adaptação de seus filhos adotivos ao novo lar, além de ressaltar a importância em se preparar para ser uma mãe ou um pai adotivo. Um dos destaques da apresentação da cantora foi a importância da afetividade no acolhimento da criança adotada na nova família.

Paulo Borges, diretor criativo e produtor da São Paulo Fashion Week, também foi um dos convidados a falar sobre o instituto da adoção. O produtor, pai adotivo de um menino afro-descendente e apenas o quinto homem solteiro a realizar uma adoção no Brasil, criticou a resistência que a sociedade brasileira tem em realizar adoções inter-étnicas e tardias. “Quando eu disse que queria adotar uma criança mais velha e negra, meus amigos disseram que eu queria adotar alguém que ninguém queria adotar”, declarou Paulo. “A maioria da sociedade não vê essas crianças”, lamentou.


Para o diretor criativo da SPFW, a sociedade brasileira é desconhecedora das condições das crianças que aguardam a adoção em abrigos, em especial as que têm perfis considerados indesejados, e é preciso desmistificar o processo de adoção. “Adotar e constituir uma família adotiva não é um bicho de sete cabeças”, declarou Paulo.

Outro convidado do evento foi Daniel Issler, juiz da Infância e Juventude da Comarca de Guarulhos (SP), que palestrou sobre os procedimentos de adoção e sobre o Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Respondendo a perguntas da plateia, o magistrado também enfatizou a importância da afetividade na construção da convivência familiar entre os pais adotivos e os adotandos, e dos efeitos que os laços afetivos têm em evitar a delinquência, o uso de drogas e a prostituição de menores.

O juiz também enfatizou a necessidade de estimular as adoções de crianças que não se enquadram nos perfis mais desejados. “É importantíssimo chamar a atenção a respeito da adoção, para que as pessoas debatam, entendam melhor o processo e percebam a importância de realizar adoções que não sejam simplesmente de recém-nascidos, como adoções de grupos de irmãos, adoções interraciais”, disse o magistrado. “Existe muito preconceito com esse tipo de adoção, e não há razão pra isso”, frisou o juiz, que celebrou a realização do Seminário “Dia Nacional da Adoção” do TJBA, declarando-o de “importância fundamental”.

O desembargador Emílio Salomão Resedá, coordenador do CIJ, enfatizou a importância do seminário precisamente no Dia Nacional da Adoção. “Este dia é uma comemoração, mas serve de reflexão, tanto para o Poder Judiciário, guardião dos direitos das crianças e adolescentes, como para a sociedade e para as associações”, disse o magistrado. “Existem muitas crianças em abrigos por causa da idade e da etnia, e esse é um evento importante, pois também possibilita a troca de experiências entre magistrados de toda a Bahia”, concluiu.
Também participaram do evento o desembargador Antonio Pessoa Cardoso, corregedor das Comarcas do Interior, e a juíza Patrícia Cerqueira, presidente da CEJA, e o juiz Nelson Santana do Amaral, da 2ª Vara da Infância e da Juventude. Magistrados do interior e da capital baiana, assistentes sociais, estudantes e pais pretendentes a adoção compuseram a plateia e puderam tirar dúvidas sobre todas as etapas do processo da adoção.

Novo portal da Infância e Juventude – O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia inaugurou, também nesta sexta-feira, o novo portal da Coordenadoria da Infância e Juventude. No novo website, internautas encontrarão informações sobre a CIJ, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção, além de dados sobre as varas da Infância e da Juventude, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções do CNJ e notícias relacionadas.

Do TJBA

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100