sábado, 26 de maio de 2012

Livro infantil aborda abuso sexual de forma simples e objetiva


Livro infantil aborda abuso sexual de forma simple
Foto Divulgação


Nesta sexta-feira, dia 18, é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, mas como abordar um assunto tão delicado com os filhos? "Segredo segredíssimo" é o primeiro e único livro infantil que aborda, previne e orienta os pequenos sobre o tema. 

A autora, Odívia Barros, utilizou uma linguagem fácil e usual entre as crianças, tratando o assunto polêmico da forma como pode ser compreendida pelos leitores, sem traumatizar.

Pela obra, Odívia se tornou um símbolo no combate à pedofilia no Brasil.

O abuso sexual infantil é muito recorrente no Brasil, mas não é devidamente discutido, com ações de combate e prevenção muito restritos a profissionais da área e famílias vítimas do problema. Porém, o fenômeno pode acarretar graves consequências ao desenvolvimento das crianças e adolescentes se não for abordado da forma correta. 

É exatamente isso que faz o livro da escritora baiana, que aborda um assunto tão grave, na linguagem infantil e usando imagens e situações cotidianas do mundo delas. As ilustrações do livro são da artista carioca Thais Linhares.

O livro conta a história da menina Alice, que descobre o segredo de sua amiguinha Adriana, vítima de abuso sexual. A principal mensagem da obra é que a menina abusada será apoiada e protegida após contar o segredo a seus familiares, sem recriminação ou punição. O objetivo é conscientizar os pequenos leitores da necessidade de falar sobre o assunto com um adulto da sua confiança.

Segredo segredíssimo traz elementos próximos a uma situação real de abuso sexual e ensina alguns passos básicos na prevenção do problema, tais como reconhecer a situação indesejada e contar para as pessoas de confiança o que está se passando, colocando um fim ao segredo indesejado. 


Psicólogos e educadores que leram a obra concordam que o final feliz, com o bem vencendo o mal, é extremamente importante para a formação da personalidade das crianças que lêem, dotando-a de ânimo para superar os traumas de situações tão complicadas.

"Pensei que deveria existir um livro que contasse uma história em que eu pudesse ensinar algo sobre abuso sexual infantil à minha filha. Como esse livro não existia, resolvi escrevê-lo. E assim nasceu Segredo Segredíssimo, o livro que ensina a criança a se proteger do abuso sexual infantil. O livro é também uma ferramenta útil para educadores abordarem o tema com as crianças."

leia também

Por Carmem Sanches

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100