quinta-feira, 6 de junho de 2013

Desnutrição afeta capacidade de aprender em crianças, diz estudo

Tatiana Félix
 
 
Um estudo feito pela ONG Save the Children em quatro países – Peru, Índia, Vietnã e Etiópia - revelou a importância da alimentação para a saúde e a educação das crianças. No informe Alimento para a educação - Combater a desnutrição infantil para desbloquear o potencial e aumentar a prosperidade, publicado na semana passada, a organização afirma que em todo o planeta existem 165 milhões de crianças desnutridas e que entre as consequências da desnutrição crônica não está apenas a morte de uma criança a cada 15 segundos, mas também os problemas ao longo da vida para milhares de outras crianças desnutridas.

Um dos problemas destacados no estudo é a baixa capacidade de aprendizado. Segundo o informe, crianças que sofrem com a desnutrição têm menos capacidade de conseguir ler até os 8 anos de idade e 19% mais chances de cometer erros em uma leitura simples, além da dificuldade em solucionar cálculos matemáticos.

O informe destaca ainda que a falta de nutrientes tem impacto sobre o desenvolvimento cognitivo, trazendo consequências também em longo prazo para o desenvolvimento econômico dos países, uma vez que os problemas de saúde causados pela dieta pobre em nutrientes impedirá, em muitos casos, que a criança alcance a idade – ou a saúde necessária – para trabalhar.

Apesar do avanço da redução da mortalidade infantil em menores de cinco anos, nas últimas décadas, a desnutrição ainda é um dos principais obstáculos para o desenvolvimento de países pobres, afirma o documento.

"A má nutrição está provocando uma crise de alfabetização nos países em vias de desenvolvimento, e é um grande obstáculo para continuar avançando na luta contra a mortalidade infantil. Os líderes mundiais devem se comprometer em buscar soluções para esta crise”, alertou o responsável pelos programas internacionais da ONG, David Del Campo. 


Em virtude dessa situação, o informe recomenda que os governos apoiem e financiem planos nacionais para intensificar a nutrição e melhorar a produção de alimentos mais nutritivos na agricultura, além de cumprir metas para erradicar a desnutrição.

Confira o relatório na íntegra, em inglês, aqui.

Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100