terça-feira, 4 de junho de 2013

"Violência sexual contra criança e adolescente - Quem não denuncia também violenta"



VIOLÊNCIA SEXUAL:

UM PESADELO NA VIDA DE MUITAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Esse tipo de violência não distingue classe social, raça ou religião e causa na vítima sentimentos de vergonha e culpa, dificuldade de relacionamento e, sobretudo, problemas psicológicos.

 ENTENDA O QUE É ABUSO E 
EXPLORAÇÃO SEXUAL.
 Abuso é a utilização do corpo de uma criança/ adolescente para a prática sexual, geralmente através de pessoa de sua confiança, mediante coação física, emocional ou psicológica.

Exploração caracteriza-se pela utilização sexual da vítima com a intenção de lucro, seja financeiro ou de outra espécie. Também ocorre com a produção de materiais pornográficos (revistas, fotos, filmes e vídeos) ou através do tráfico, quando crianças e adolescentes são levados para outras cidades, estados ou países, para fins sexuais.

PRINCIPAIS SINAIS DE ABUSO SEXUAL
Distúrbio de sono e apetite, Ansiedade, Agressividade, Baixa Estima, Depressão, Isolamento Social, Dificuldade de Aprendizagem e Concentração, Fuga ou Relutância em voltar para casa, Comportamento inapropriado para sua idade, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Medo de adulto ou medo constante, Fantasias excessivas, pesadelos, Dor ou inchaço nas áreas genital e anal.

PROTEGER AS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES 
É UM DEVER DE TODOS NÓS.
A exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime que choca e revolta. Mas, ficar indignado não basta. Se você sabe de algum caso, denuncie imediatamente. Procure o Conselho Tutelar ou Disque 100. O sigilo é absoluto e a sua atitude protege os direitos e os sonhos de muita gente.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100