terça-feira, 4 de junho de 2013

"Quem bebe perde a cabeça. Quem vende bebida alcoólica para criança e adolescente não tem juízo."


Alerta importante

O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - proíbe a venda de qualquer tipo de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Portanto, fique esperto! Se alguém lhe oferecer, mesmo que gratuitamente, qualquer bebida alcoólica, NÃO ACEITE!

Essa pessoa estará cometendo um crime. É bom lembrar que o uso do álcool pode levar ao alcoolismo, uma doença grave que atinge 12,3% da população brasileira com idade entre 12 e 65 anos. Entre os jovens de 12 a 17 anos, a taxa de alcoolismo é de 7,0%. Considere que esta porcentagem representa 554.000 jovens com sérios problemas sociais e de saúde.

O lugar do álcool em nossa cultura:


O álcool, como bebida fermentada ou destilada, em uma grandíssima variedade de tipos e de marcas, tornou-se um padrão cultural. Isto é, tornou-se dispositivo social inserido em pautas culturais, em hábitos e costumes, como um elemento simbólico. Em outros termos, podemos dizer que temos uma “pauta cultural” em que algumas situações são normalmente dispostas. Não tem festa de São João sem quentão, Natal sem vinho, Réveillon sem espumante, Carnaval e Festa do Divino sem cerveja e coquetel e assim sucessivamente. Cerveja, vinho, caipirinha, chope: elementos da vida cotidiana de muita gente. Essas bebidas ajudam a celebrar datas festivas, a selar compromissos, a completar refeições nos fins de semana, alegrar festas, “criar um clima”. São a desculpa para encontrar os amigos num barzinho, depois do cinema, ou mesmo só para conversar. Mas, se bebida traz momentos bons e alegria, não é novidade para ninguém que pode trazer muito sofrimento também. Acidentes de carro, atropelamentos, quedas, violência familiar e nas ruas, além de uma série de problemas de saúde são resultado do consumo abusivo de bebidas. O álcool contido nas bebidas é a droga psicoativa mais consumida no mundo, um produto milenar e tradicional, presente em praticamente todas as sociedades contemporâneas.

 Denuncie a venda de bebidas alcoólicas
à criança ou ao adolescente.
Disque 190.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100