sexta-feira, 15 de abril de 2011

'Foi um sucesso', diz médico sobre cirurgia de transplante de Patrick

Ele ganhou novo coração, após conviver com órgão artificial.
Menino vai ficar na UTI por no mínimo 30 dias.

Tássia Thum Do G1 Rio

Patrick coração artificial (Foto: Reprodução / TV Globo) Patrick passou por cirurgia para transplante de
coração (Foto: Reprodução / TV Globo)
"Foi um sucesso”, assim o médico Andrey Monteiro classificou o transplante de coração do menino Patrick Hora Alves, de 10 anos. A cirurgia durou cerca de cinco horas e ocorreu na tarde desta sexta-feira (15), no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Patrick foi a primeira criança do Brasil a conviver com um coração artificial por 30 dias.

Segundo o cardiologista do hospital, Alexandre Siciliano, o transplante renova a esperança da família de Patrick. O especialista falou que o menino poderá seguir o sonho de se tornar um jogador de futebol. No entanto, o médico explicou que o paciente ficará no mínimo 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do hospital.

A doadora foi uma mulher de 37 anos, moradora de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Segundo a assessoria do hospital, o coração chegou ao Rio de helicóptero.

Patrick recebeu o coração artificial em março. Segundo o INC, o dispositivo fica localizado fora do corpo. De acordo com médicos, Patrick poderia ficar com o coração artificial por três meses.

“Primeiro, eu quero agradecer a família que doou ao Patrick esse coração novo. Eu sei que é um momento difícil para eles, mas para mim também está sendo difícil. Quero gradecer a Deus e a eles e que isso possa confortá-los”, disse Suely Alves, mãe do menino, nesta sexta-feira.

Polícia apura se doadora de coração morreu após agressão de filha

A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda, no Sul Fluminense, apura se a mulher que teve o coração doado ao menino Patrick morreu após ser agredida pelo companheiro e pela filha de 18 anos.

De acordo com a delegada titular da Deam, Izabel Cristina Leite, os dois foram detidos nesta sexta-feira (15) e prestam depoimento na delegacia. Segundo a polícia, a agressão ocorreu na segunda-feira (11) e a vítima, de 37 anos, estava internada desde então.

Segundo a delegada, num depoimento informal, o suspeito teria confessado que já teve um relacionamento com a jovem, mas tudo teria acabado há dois meses. Já a jovem negou qualquer relacionamento com o padrasto e também negou que ela e o suspeito sejam os agressores.

De acordo com a polícia, uma filha de 15 anos da vítima, ao saber que a mãe teve morte cerebral na quinta-feira (14), relatou a agressão a policiais. A polícia informou ainda, que, segundo relato da jovem, a mãe teria ligado no momento em que estava sendo agredida para pedir ajuda. A mãe teria ido ao local de trabalho do companheiro, com quem vivia há 9 anos, para falar da desconfiança dele ter um caso com a filha dela de 18 anos, e ao chegar ao local, teria encontrado os dois juntos e teria sofrido a agressão.

A jovem de 18 anos, que não morava com a mãe, foi detida nesta sexta, perto de onde mora. Já o padrasto, de 47 anos, foi detido na rodoviária da cidade, também nesta sexta. A polícia já entrou com pedido de prisão preventiva contra os dois suspeitos.

A delegada disse que outros parentes confirmaram a desconfiança da vítima de que o suspeito estaria mantendo um relacionamento com a filha da companheira, e contaram que a vítima seria ameaçada por ele.

A polícia também informou que foi a irmã da vítima que autorizou a doação do órgão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100