quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Juiz da Comarca de Jeremoabo cria o Projeto Criança Brincando e se Transformando

Logomarca do Projeto
Logomarca do Projeto
Uma iniciativa do Juiz da Vara Crime, Infância e Juventude da Comarca de Jeremoabo, Dr. Antônio Henrique da Silva, mobilizará os quatro municípios que integram a Jurisdição, sendo estes: Sítio do Quinto, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e Jeremoabo, que serão beneficiados com o projeto Criança Brincando e se Transformando, cujo objetivo é promover os direitos da criança e do adolescente.

O Criança Brincando e se Transformando, na verdade faz parte de um projeto maior, implantado pelo Magistrado em 2007, na Comarca de Conceição de Almeida. Segundo o idealizador do Projeto, “eu sempre vi o Poder Judiciário, não apenas como um mero poder, onde seus agentes apenas julgam e decidem processos judiciais, mas sim como os demais Poderes (Legislativo e Executivo) que também tem um poder de agente de transformação social. Já havíamos adotado esta concepção em 2007, na Comarca de Conceição de Almeida, quando ali lançamos o projeto O Poder Judiciário Como Agente Transformador da Sociedade. O Judiciário que a sociedade quer: Honestidade, transparência, eficiência e realização. Só que nesta Comarca, colocamos o Poder Judiciário e os Conselhos Tutelares como Agentes de Transformação Social, ou seja, trazendo os Conselhos para que a gente desperte nos gestores públicos e na própria população de forma geral a necessidade de cuidarmos melhor de nossas crianças e jovens para que possamos ter cidadãos que de fato procurem transformar positivamente a sociedade, ou seja, estamos dando uma pequena contribuição para termos uma sociedade melhor amanhã”, completou o Juiz Antônio Henrique.

Juiz Antonio Henrique
Esta iniciativa foi abraçada pelas Prefeituras de Jeremoabo, Coronel João Sá, Pedro Alexandre e Sítio do Quinto. A Prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima Carvalho, falou sobre o apoio que o município vem dando para o lançamento e desenvolvimento do projeto no município. “A Prefeitura de Jeremoabo não poderia ficar de fora desta iniciativa que visa, através de atividades esportivas, culturais e lúdicas, combater os principais problemas que envolvem a criança e o adolescente, a exemplo da exploração sexual e do trabalho infantil e evasão escolar. O município firmou esta parceria com o Poder Judiciário e podem estar certos de que reuniremos todos os esforços possíveis em busca de efetivar esse projeto de suma importância em relação à proteção e efetivação dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a prefeita.


O lançamento oficial do Projeto Criança Brincando e se Transformando acontecerá no próximo dia 1° de março, no auditório da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, às 16h, com previsão de encerramento para 1°de dezembro deste ano, e englobará, entre outras atividades, torneios de futebol masculino, partidas de futebol feminino, vôlei, palestras em escolas, cortes gratuitos de cabelo aos participantes e exames grátis de laboratório nos quatro municípios da Comarca.

Registre-se que só participará das atividades esportivas a criança ou o adolescente devidamente inscrito, com toda a documentação necessária exigida pelo projeto. As inscrições já podem ser feitas na sede do Conselho Tutelar.

O Juiz lembra ainda que a sociedade civil pode ajudar na ampliação e sucesso do projeto. “A sociedade civil pode participar, assim como empresários locais. O projeto precisa de recursos para andar, sendo de suma importância a participação da coletividade. Mas tenho dito o seguinte: tem empresário que acha que o norte é arrecadar recursos, é aumentar o patrimônio. Essa é uma visão que não se mostra razoável, pois ninguém vai levar nada para o caixão. Então, junte-se a nós e ajude esse projeto que oferece a essas crianças e adolescentes uma esperança de um futuro melhor”. 

Mais informações, procurar Valdomiro Andrade, Secretário Geral do Projeto, pelo telefone (75) 9139 3901 ou Gerluce Carvalho, Agente Multiplicadora, pelos telefones (75) 9827 8882 e (75) 9184 7550.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100