sábado, 10 de novembro de 2012

Extermínio de Crianças e Adolescentes no Brasil será discutido em audiência pública em Brasília

Extermínio de Crianças e Adolescentes no Brasil será discutido em audiência pública em Brasília A Audiência será realizada na Câmara Federal dos Deputados em Brasília. O GT de Intervenções Exemplares da Anced/ Seção DCI Brasil participará da mesa expondo os casos que foram mapeados pela CPI do Extermínio. 
 
No dia 22 de novembro de 2012, em Brasília-DF, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – Anced/ Seção DCI Brasil, por meio de sua coordenação,  do seu Grupo de Trabalho de Intervenções Exemplares e de seus Cedecas filiados participará, na Câmara Federal dos Deputados, da Audiência Pública “Extermínio de Crianças e Adolescentes, especialmente no Norte de Nordeste do Brasil”. 

Serão apresentados  na audiência a situação dos casos que foram mapeados pela CPI do Extermínio. A ação é uma iniciativa dos deputados Arnaldo Jordy (PPS/PA) e Luiz Couto (PT), que fazem parte da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Foram convidados para exporem os temas a ouvidora de Polícia do Estado da Paraíba, Sra. Valdenia Paulino Lanfranchi, o relator da CPI de Extermínio do Nordeste, Luís Couto, a coordenadora do GT de Intervenções Exemplares da Anced/ Seção DCI Brasil, Ana Celina Bentes Hamoy, a secretária executiva do Conanda, Luciane Escouto e o superintendente da Polícia Federal do Ceará, Sandro Caron.

De acordo com o Mapa da Violência 2012 de Crianças e Adolescentes no Brasil, realizado pelo Centro de Estudo Latino Americano (CEBELA) e Flacso Brasil, o índice de homicídios desse público no Brasil, ganha o 4 lugar na lista de 99 países do mundo. Segundo a pesquisa, o aumento do número de homicídios no país chegou a 346% entre 1980 e 2010,  vitimando 176.044 crianças e adolescentes nos trinta anos entre 1980 e 2010. Só em 2010 foram 8.686 crianças assassinadas: 24 cada dia desse ano.

A Anced/ Seção DCI Brasil estará presente na audiência pública, por meio da coordenadora do GT de Interveções Exemplares, Ana Celina Bentes Hamoy,  que irá compor a mesa da Comissão apresentando a situação da letalidade de jovens no Brasil, com foco no extermínio. 


A coordenadora do GT, Ana Celina Bentes Hamoy, espera que sejam apresentados os resultados alcançados pela CPI. “Esperamos que a Comissão apresente uma avaliação dos resultados da CPI dos casos que ainda não tiveram resposta da justiça. Um dos casos, que o GT acompanha é o de extermínio de crianças e adolescentes no Ceará ”, ressalta Celina. 

A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente convida  todos os militantes da área de defesa da criança e do adolescente para comparecerem na Audiência Pública dos casos de extermínio de crianças e adolescentes. "Acreditamos que a participação de toda a sociedade civil organizada da área da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes seja importante para garantirmos a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil”, diz Mônica Brito, coordenadora colegiada da ANCED/ Seção DCI Brasil. 

Serviço
 
Evento: Audiência Pública “Extermínio de crianças e adolescentes, especialmente no Norte e Nordeste brasileiros”
 
Data: 22 de novembro de 2012
 
Horário: 09h
 
Local: Câmara Federal dos Deputados, Anexo II, Plenário 09, Brasília - DF
 
Fonte: ANCED

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100