segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

'Gritei de dor, achei que ia perder o pé', diz bailarina atingida por mármore

Mármore de banheiro do Shopping Iguatemi em Salvador, atingiu adolescente.
Jovem faz balé desde os 9 anos. Recuperação pode chegar a seis meses.

Lílian Marques Do G1 BA

acidente bailarina (Foto: Alã Santos de Oliveira/Arquivo pessoal) 
De acordo com o pai da jovem, médicos constataram que a adolescente teve rompimento total do tendão de Aquiles. (Foto: Alã Santos de Oliveira/Arquivo pessoal)

Uma bailarina de 16 anos foi atingida no ombro, costas e calcanhar por uma divisória de mármore que se desprendeu de uma porta do banheiro feminino do andar térreo do Shopping Iguatemi, em Salvador, no último sábado (24). A adolescente Alana Santos, vítima do acidente, disse ao G1 nesta segunda-feira (26) que estava lavando aos mãos quando ouviu um alerta da prima, que também estava no local. "Minha prima gritou para eu sair de perto, mas não deu tempo. O mármore dos dois lados caiu e a porta também. Arranhou o meu ombro, as costas e atingiu o calcanhar. Fiquei no chão. Gritei de dor, achei que ia perder meu pé", recorda.

De acordo com o pai da jovem, Alã Santos, ela foi socorrida por funcionários da administração do shopping e foi encaminhada para o ambulatório do estabelecimento e depois levada em um táxi para uma clínica ortopédica no bairro de Ondina, onde recebeu os primeiros socorros. “Não tinha um médico de plantão no shopping, nem ambulância. Tinha um técnico de enfermagem e ela foi em um táxi com a madrastra”, conta.


A bailarina disse que o pai e a madrastra chegaram ao shopping logo após o ocorrido, avisados pela prima que estava com ela. O produtor de eventos Alã Santos relata que a jovem foi levada da clínica ortopédica para o Hospital Jorge Valente, na Avenida Garibaldi.

De acordo com o pai da menina, os médicos da unidade de saúde constataram que a adolescente, que faz balé desde os 9 anos, teve rompimento total do tendão de Aquiles e afundamento de um osso em um dos pés. Ela foi liberada após ser medicada, mas vai precisar passar por uma cirurgia. “Ela vai precisar de uma cirurgia, mas ainda não foi marcada a data. Na verdade, o procedimento era para ter sido feito no mesmo dia [do acidente], mas não foi possível", lembra o pai da menina. A jovem volta ao hospital nesta terça-feira (27) para novos procedimentos, em que será marcada a cirurgia.

A adolescente está andando de muletas e diz que não sente mais dores, mas está preocupada com o futuro na dança. "É muito triste acontecer uma coisa dessas e eu não poder dançar. O médico disse que depois da cirurgia, a recuperação varia entre três e seis meses, mas acho que não volto a dançar em 2012", observa. 

Para o pai da menina, ela está abalada por causa do acidente e por estar impedida de dançar até que se recupere. "O shopping está prestando toda assistência, custeando as despesas com o tratamento, mas eles devem tomar cuidado com essas coisas”, conta.

Em nota, o Shopping Iguatemi lamenta o ocorrido e informa que prestou toda a assistência necessária à vítima. O shopping diz ainda que está acompanhando a recuperação da jovem, além de custear as despesas médicas e hospitalares da adolescente, devido ao acidente. O banheiro onde o acidente ocorreu foi interditado no sábado (24) mas já está parcialmente liberado para uso. A assessoria de imprensa do shopping informou que área atingida pelo mármore está isolada.

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100