quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ministério da Saúde divulga mapa da dengue

Além disso, o órgão também começou a campanha nacional de combate à doença. Saiba o que fazer na sua casa para manter a sua família protegida

Crescer

 Shutterstock

Com a chegada do verão, vem também uma preocupação: a dengue. O Ministério da Sáude divulgou hoje (5) o resultado do LIRAa 2011 (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti). O mapa mostra que 48 municípios brasileiros estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue – incluindo três capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT). Esses municípios estão localizados em 16 estados brasileiros: quatro na Região Norte, sete no Nordeste, três no Sudeste, um no Centro-Oeste e um na Região Sul. Apesar do número, a notícia é boa. Isso porque até o final de novembro foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 25%.

Também nesta segunda, o órgão lançou a
Campanha Nacional de Combate à Dengue 2011/2012 cujo objetivo é reforçar o alerta sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Os cuidados são simples, como limpar calhas, caixas d’água, recolher o lixo. Além disso, é importante manter garrafas vazias viradas para baixo e trocar a água das plantas aquáticas regularmente, tudo isso para evitar água limpa e parada, que é o lugar onde o mosquito desova as suas larvas. Outra dica é chamar as crianças e ensinar a ela esses hábitos saudáveis também.
A partir de janeiro, quando começa o período epidêmico da doença, que dura até maio, o foco da campanha também será o reconhecimento dos sintomas da doença. Veja abaixo os principais e o tratamento.

Dengue comum

· Febre alta
· Forte dor de cabeça
· Dor atrás dos olhos
· Dor muscular e nas articulações
· Falta de apetite
· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo
· Náuseas e vômitos

Dengue hemorrágica
- tem os mesmos sintomas da dengue comum, mas a diferença é que podem surgir:
· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
· Vômitos persistentes
· Dificuldade respiratória
· Pulso rápido e fraco
· Pele pálida, fria e úmida
· Sonolência, agitação
· Perda da consciência

Tratamento

· Beber muito líquido
· Repouso absoluto
· Medicamentos para aliviar as dores e a febre, prescritos pelo médico 


Fonte: Crescer - Notícias

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100