quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontro com adolescentes e conselheiros define mobilização para 9ª Conferência Nacional da Criança e do Adolescente

26 integrantes adolescentes dos Estados, que participam de configuração inédita da Comissão Organizadora Nacional, estarão reunidos dias 25 e 26 em Brasília. 
O Conanda estará reunido com conselheiras(os) estaduais e adolescentes nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília (DF). Na pauta geral o desafio é o da mobilização das etapas estaduais previstas para iniciarem em fevereiro de 2012. Inédito nesta edição, o grupo é composto por 27 adolescentes que acompanham as Conferências Municipais e Estaduais preparatórias para a etapa nacional a ser realizada também na capital federal entre 11 e 14 de julho de 2012. Organizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), a conferência traz o tema "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios". Política e Plano passaram por consulta pública em 2010 e estão em fase de finalização.

Na programação do encontro, uma pauta estratégica e extensa: relatos e impressões das etapas municipais, discussão dos planos de comunicação e de segurança da 9ª CNDCA, do modelo orientador para formular as proposições encaminhadas pelas Conferências Municipais às Estaduais, além das estratégias para seleção de delegados adolescentes e definição do cronograma das assembleias de 2012. “A participação dos adolescentes nas comissões está dando outra 'cara' às conferências. Além de construirmos os eventos a partir também do nosso olhar, conseguimos levar para nossas localidades a importância da participação infanto-juvenil. Sem contar o aprendizado em relação ao que é uma conferência e ao estímulo à nossa autonomia. Nos sentimos mais à vontade para tomarmos decisões”, conta Thallita de Oliveira Silva, 18 anos, representante do Centro Salesiano do Menor/Cesam-DF, da CO Nacional e Estadual DF.

Este é o terceiro encontro previsto para 2011 com o G27 para não haver prejuízo de seus calendários escolares. Em 2012, serão dois antes de julho. Foi também instituído o subgrupo G5 que acompanha a agenda da Comissão Organizadora com maior frequência.

9a CNDCA
A etapa nacional será realizada entre 11 e 14 de julho de 2012, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), com o objetivo geral de mobilizar o sistema de garantia de direitos e a população em geral para a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1- Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2 - Proteção e Defesa dos Direitos, 3 - Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4 - Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5 - Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A expectativa da CO é receber cerca de 800 adolescentes. As etapas municipais, livres, territoriais e regionais acontecerão até o final de novembro, enquanto que as estaduais, de fevereiro a maio de 2012.

*Fonte: Portal ANDI
Onde Brasília/DF
Informações Thaís Chita
(11) 8224 8202
nonaconferenciadca@gmail.com


Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda)
(61) 2025 3525
www.direitosdacrianca.org.br

www.direitoshumanos.gov.br/conselho/conanda/conferencias-sdh
Promoção Conanda

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100