terça-feira, 18 de setembro de 2012

Encontro da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventudes segue até esta quinta-feira (20)

Karol Assunção
Jornalista da Adital
 
Adital
 
Cerca de 25 integrantes da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventudes estão reunidos desde domingo (16), em São Paulo (SP), no XIII Encontro da Rede. A atividade se estende até esta quinta-feira (20), com representantes de Centros e Institutos de Juventudes de várias partes do país e com a participação da Casa da Juventude do Paraná e da Pastoral da Juventude (PJ). 

Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da PJ, explica que o encontro tem o objetivo de "avaliar a caminhada da Rede e planejar as ações para os próximos anos”. De acordo com ele, a questão principal do evento é analisar de que forma a Rede presta apoio e acompanhamento, através de formações, pesquisas e assessorias, a diversas organizações juvenis.

Um desses grupos é a Pastoral da Juventude, presente no encontro para dar contribuições ao trabalho da Rede. "[A Pastoral está presente] mais para o diálogo, para dizer como tem compreendido o acompanhamento da Rede e [sugerir] como potencializar outros acompanhamentos”, comenta. 

Thiesco destaca ainda a importância da atuação da Rede na Pastoral. Para ele, ela ajuda a PJ a elaborar subsídios, a realizar formações, além de acompanhar algumas atividades. "A Rede é uma entidade que apoia o acompanhamento da Pastoral e nos ajuda a compreender a realidade”, afirma, lembrando que muitos integrantes da Rede são ou já foram militantes da PJ. 


Os debates do encontro não se restringem apenas à avaliação do trabalho da Rede com os grupos de jovens. Temas como 50 anos do Concílio Vaticano II, evangelização, engajamento de jovens na luta social e situação das organizações de defesa dos direitos juvenis também são algumas das temáticas abordadas no evento. 

Destaque para as discussões sobre os projetos comuns da Rede: a Revista Redemoinho; e o curso de especialização "Juventude e no Mundo Contemporâneo”, coordenado pela Casa da Juventude Padre Burnier (Caju), de Goiás. Segundo Thiesco Crisóstomo, a programação do encontro seguirá com eleição da nova coordenação da Rede, a qual articulará os trabalhos dos próximos anos, e com a realização de planejamentos e encaminhamentos dos trabalhos. 

Com informações da PJ

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100