Orientar crianças e adolescentes que podem ser vítimas de violência na
internet é um dos objetivos do Helpline, desenvolvido pela Safernet,
organização que atua na luta contra o uso indevido da web para a prática
de crimes e violações contra os direitos humanos. Em tempo real, uma
equipe de psicólogos ajuda a solucionar dúvidas para casos de
humilhações, chantagem, exposição forçada de fotos ou filmagens, dentre
outros problemas. O atendimento gratuito por chat ou e-mail também visa
alertar sobre os perigos na web e incentivar a navegar com segurança. “A
ideia é usar a tecnologia para promover o uso ético da internet e
promover a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirma o
diretor de prevenção da Safernet, Rodrigo Nejm. “É uma forma de garotos
e garotas que moram em regiões distantes também terem acesso a
informações e a um atendimento especializado psicológico que talvez não
tivessem presencialmente”.
O serviço não substitui a terapia presencial com um profissional, mas
auxilia os garotos a enfrentarem o medo e o constrangimento de divulgar a
situação vivenciada. Os casos mais delicados com necessidade de
acompanhamento em longo prazo são encaminhados para serviços
especializados.
As principais dúvidas de crianças e adolescentes estão relacionadas ao
ciberbullying (xingamentos, ofensas ou humilhações online). “Muitas
vezes eles não têm certeza se o que estão vivendo é uma forma de abuso e
em outros casos querem saber como ajudar amigos que estão passando pelo
problema”, diz a psicóloga Juliana Andrade Cunha, coordenadora do
projeto. Os meninos também querem saber como encontrar de forma segura
os amigos virtuais e como saber se estão mal-intencionados. “O Helpline
ajuda a encorajá-los a enfrentar os problemas e buscar ajuda externa se
for preciso, porque eles acham que ninguém vai entendê-los e nós
conversamos sem julgamento”.
O serviço é aberto também para pais e professores interessados no tema.
As perguntas mais frequentes deste público adulto são sobre como
controlar a navegação dos filhos na web; qual a idade ideal para um
adolescente fazer parte de uma rede social na internet; e o que fazer
quando percebem que os meninos estão em salas de bate papo com adultos.
Em outro post do blog, abordamos algumas dicas para esse público.
Todas as informações fornecidas pelos usuários são confidenciais e a
partir do segundo contato, é preciso um termo de autorização dos pais
para a continuidade da orientação da criança ou adolescentes, conforme
determina o Art. 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo. As
mensagens são acessadas apenas pela equipe de psicólogos e só poderão
ser reveladas às autoridades em situações de suspeita ou confirmação de
grave violência contra crianças e adolescente, seguindo o Estatuto da
Criança e Adolescente (ECA).
Em apenas uma semana de uso, o serviço respondeu cerca de 60 pessoas. No
total, já foram realizados 500 atendimentos, somando os casos recebidos
em período piloto, iniciado há dois meses. O Helpline Safernet funciona
de segunda a sexta das 13h às 19 horas.
Modelo internacional
O Helpline Safernet foi inspirado no modelo de atendimento da rede Child Helpline Internacional, presente em mais de 150 países no mundo, fundada pela indiana Jeroo Billimoria. A empreendedora resolveu criar um serviço telefônico 24 horas aliado a uma extensa rede de apoio e intervenção, porque quando trabalhava no Instituto de Ciências Sociais em Mumbai recebia muitas chamadas de crianças de rua pedindo ajuda e precisava agilidade para resolver os casos.
O Helpline Safernet foi inspirado no modelo de atendimento da rede Child Helpline Internacional, presente em mais de 150 países no mundo, fundada pela indiana Jeroo Billimoria. A empreendedora resolveu criar um serviço telefônico 24 horas aliado a uma extensa rede de apoio e intervenção, porque quando trabalhava no Instituto de Ciências Sociais em Mumbai recebia muitas chamadas de crianças de rua pedindo ajuda e precisava agilidade para resolver os casos.
No Brasil, o serviço 123! Alô, desenvolvido pelo Instituto Noos, também é
um canal de atendimento que, desde 2009, encaminha problemas de
violência infantojuvenil em casa e na escola no Rio de Janeiro.
Fonte: Childhood Brasil - 17/09/2012
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