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Apesar de o Brasil ter
registrado a inclusão de mais 9,2% de crianças e adolescentes com idades
entre quatro e 17 anos nos ensino fundamental e médio, entre 2000 e
2010, ainda é grande a parcela de jovens fora da rede de ensino.
Estima-se que 3,8 milhões de crianças e adolescentes nessa faixa etária
não estejam cursando a escola. “São aqueles que estão no campo, em
favelas, bairros muito pobres ou evadidos”, explicou ontem (7), em São
Paulo, a diretora do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, ao
anunciar o resultado do 4º relatório de monitoramento das cinco metas da
ONG para até 2022. Um desses objetivos é chegar a 98% dos alunos
matriculados em 2022. Com o maior número de adolescentes em idade
escolar (17,3 milhões), a região Sudeste do País é a que registra a
maior quantidade de meninos e meninas fora da escola (1,27 milhão).
Pré-escola -As taxas de acesso à pré-escola
permanecem em patamares bem menores do que os estabelecidos pelas metas.
Crianças de 4 e 5 anos têm a menor taxa de atendimento (80,1%). E na
região Norte, apenas 69% dos meninos e meninas que deveriam estar na
pré-escola estão estudando. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante,
quer apressar a construção de creches dentro do programa Pró-Infância.
“O aumento da oferta de vagas nas creches é um dos caminhos para tentar
reduzir o número de crianças fora da escola”, afirma o ministro.
Fonte: Portal ANDI
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