A Fundação Telefônica lança,
neste Carnaval, campanha publicitária para sensibilizar a população
sobre a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. A
veiculação ocorre entre 11 de fevereiro e 02 de março em 30 municípios
do estado de São Paulo, por meio de peças destinadas a TV e internet. No
litoral paulista, em especial, haverá também abordagem direta à
população e distribuição de kits em lugares públicos.
A campanha faz parte da estratégia do projeto Ação Proteção, de
enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, que é
desenvolvido pela Fundação Telefônica desde fevereiro de 2010, em
conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a
Childhood Brasil. “Queremos desmistificar a questão, esclarecer as
pessoas e orientá-las a denunciar de forma responsável, por isso, neste
ano, além da campanha de mídia, realizaremos ações diretas com a
população”, afirma Gabriella Bighetti, diretora de Programas da Fundação
Telefônica. Segundo ela, a incidência desse tipo de crime tende a
crescer por ocasião do Carnaval.
Assinada pela Young & Rubicam, a campanha prevê a veiculação de
dois filmes para TV de 30 segundos cada, criados em formato de
animação. Com o objetivo de afirmar que todas as crianças precisam de
proteção, as histórias mostram como é fácil atraí-las e como a violência
sexual lhes rouba a infância. Ao final dos vídeos, é destacado o
projeto Ação Proteção, bem como a existência de uma rede social
articulada para atender as denúncias.
Os filmes de TV serão veiculados nas principais redes de
comunicação das seis regiões participantes do projeto: Vale do Ribeira,
Vale do Paraíba, região de Presidente Prudente, de São José do Rio
Preto, Baixada Santista e Litoral Norte. Haverá, ainda, programetes de
rádio de um minuto a serem veiculados nas emissoras de maior audiência
no litoral paulista.
Litoral é alvo
As cidades do litoral paulista serão as mais impactadas pela
campanha do Ação Proteção, em função do grande afluxo de pessoas para
essa região no feriado de Carnaval. Além da veiculação de filmes pela
TV, os municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte terão ações em
padarias, bares e restaurantes e supermercados. Haverá, ainda, ação na
rodoviária do Jabaquara, em São Paulo, junto às pessoas com destino ao
litoral.
A Y&R desenvolveu peças diferenciadas para cada tipo de
estabelecimento, sempre com mensagens que orientam o público a denunciar
casos de exploração e abuso sexual infantil junto ao Disque 100 ou ao
Conselho Tutelar de cada cidade. Assim, nas intervenções, as pessoas
receberão pirulitos com a mensagem “É muito fácil atrair uma criança”.
Bares e restaurantes terão “bolachas” para copos e distribuição de
brindes de carnaval contendo orientações. Em supermercados, haverá
embalagens fictícias de bebidas com a advertência “O que é para adulto é
só para adulto”.
A campanha prevê, ainda, ações de relacionamento na Internet e no
rádio. Os principais influenciadores nas mídias sociais (Facebook,
Twitter e blogs) serão estimulados a colocar o tema em pauta e mobilizar
usuários em prol da causa. Páginas e perfis de blogueiros serão
customizados, com o objetivo de impactar os internautas e divulgar a
hashtag do projeto no Twitter: #redeacaoprotecao. Da mesma forma,
importantes radialistas das cidades envolvidas no projeto pautarão o
assunto em seus programas.
Fortalecimento de redes
As fases anteriores do projeto Ação Proteção envolveram
articulação, capacitação e fortalecimento das redes de atores sociais
que trabalham com a problemática nos 30 municípios participantes. Foram
mobilizados representantes do Sistema de Garantia dos Direitos da
Criança e do Adolescente, como conselhos tutelares, conselhos de
direitos, secretarias de assistência social, educação, saúde e cultura,
entre outros.
Essa mesma campanha publicitária prevista para o Carnaval voltará a
ser veiculada na semana de 18 de maio, quando se comemora o Dia
Nacional do Enfrentamento contra a Violência Sexual.
Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica atua com o fim de contribuir para o
desenvolvimento social dos países onde está presente. No Brasil, a
instituição foi criada em 1999 e possui linhas de atuação voltadas para o
acesso à educação, a melhoria da qualidade educativa e a divulgação do
conhecimento. Em 2011, com a fusão entre a Vivo e a Telefônica, a
Fundação incorporou os projetos do Instituto Vivo e ampliou sua atuação
para todo o país. Para conhecer mais, acesse www.fundacaotelefonica.org.br.
Mais informações:
Fundação Telefônica
Assessoria de Imprensa
Marli Romanini
Tel: (11) 3035-1971
Email: marli.romanini@maquina.inf.br
Fonte: Fundação Telefônica
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