As escolas públicas
estaduais e municipais da educação básica de todo o País podem se
inscrever desde o dia 16 de fevereiro na 13° edição do Prêmio Gestão
Escolar (PGE). Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de
Educação (Consed), o prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das
escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. As inscrições vão até
1° de junho, pelo site do Consed.
Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão:
pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de
serviços e recursos. “O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do
sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas
por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas,
para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”,
destaca a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
Para 2012, as inscrições pela internet foram aprimoradas, o que
torna o processo mais ágil. “Neste ano, por meio da internet, as escolas
também têm a possibilidade de organizar os documentos e fotos que
demonstram o processo de suas gestões”, esclarece a secretária executiva
do Consed, Nilce Costa. “O envio desta documentação pelo correio para
efetivar a inscrição continua obrigatório, mas o trabalho do gestor fica
mais fácil”, completa a secretária executiva.
A meta do Consed é dobrar o número de inscrições com o novo
sistema. Outra novidade mencionada por Nilce é o dia de mobilização nas
escolas. “Queremos incentivar as escolas a participar do prêmio e a
planejar de maneira mais eficaz suas ações rumo a melhoria dos processos
de gestão escolar”, conclui.
Premiação
As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem
o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas
finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil
cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título
de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os
diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para
representar seus estados também são contemplados com uma viagem de
intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico
Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação
(Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no
Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no
desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo,
25.139 instituições já participaram.
A edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos,
Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação
Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio;
União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e
Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) –
cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.
Fonte: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
Um comentário:
É MAIS UM INCENTIVO DE PRIMEIRA GRANDEZA QUE O GOVERNO NOS OFEREÇE AFIM DE MELHORAR O NÍVEL DE APREDIZADO DOS NOSSOS JOVENS. PARABÉNS..!!!
GERALDO LEONI
PRESID.CONS.SEG.POÇÕES
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