quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Jornada Pedagógica do MP em Ilhéus busca conscientizar pais, alunos e professores da rede pública

Assessoria de Comunicação Social        Classificação da Notícia: Infância e Juventude
                       23/02/2012 17:33:19
Redator: Gabriel Pinheiro   DRT/BA 2233


Jornada Pedagógica do MP em Ilhéus busca conscientizar
pais, alunos e professores da rede pública 


“Qual o alcance do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) quando se trata de povos tradicionais, como indígenas e quilombolas?”; “Há preconceitos em torno do ECA?”; “A Lei serve mais para punir ou educar?”. Buscando esclarecer essas e outras dúvidas de pais, alunos e professores da rede pública de ensino em Ilhéus, o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria da Infância e Juventude de Ilhéus, coordenada pela promotora de Justiça Maria Amélia Sampaio Góes, vem desenvolvendo debates e palestras nas escolas do Município. Desenvolvida em parceria com a Associação de Professores Profissionais de Ilhéus e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APPI/APLB Sindicato), a Jornada Pedagógica conta também com a participação de representantes do Conselho Tutelar e das polícias Civil e Militar.

A ação tem como foco a cidadania, conforme salienta a promotora de Justiça Maria Amélia Góes. “O Ministério Público, além do trabalho na área jurisdicional, tem também a função de educar. Quando damos ao jovem, aos seus pais e professores uma noção mais ampla dos seus direitos, eles se tornam cidadãos plenos, capazes de lutar e multiplicar conhecimentos”, acentua. As atividades, desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, têm por base o Estatuto da Criança e do Adolescente. Somente em 2011, o MP distribuiu mais de 300 exemplares do ECA entre professores da Rede Pública de Ilhéus que, acompanhados por membros e servidores do MP, promoveram debates nas escolas para alunos, pais e responsáveis, além de representantes da comunidade. Nas reuniões foram realizados estudos de caso, para, a partir de exemplos concretos, propor soluções gerais. “Toda a nossa agenda ao longo da jornada é pautada por problemas reais apresentados pelos professores”, ressalta a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Ilhéus.


Para 2012, a APPI/APLB Sindicato já tem visitas agendadas. Em 2011, a Jornada Pedagógica atendeu às seguintes unidades educacionais: Escola Paulo Américo, Centro Comunitário do Iguape, IME Pontal, IME Centro, EMTA, Princesa Isabel, Centro Comunitário Nélson Costa, Escola Municipal Banco Central. Maria Amélia destaca que o desenvolvimento da cidadania, promovido pela Jornada, não se restringe ao ambiente escolar. “Alunos, professores e responsáveis tornam-se multiplicadores, levando o que aprenderam na escola para a família e a comunidade”, reforça ela.

 

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100