sábado, 24 de março de 2012

Brasil Sem Miséria: municípios baianos debatem adesão ao Mais Educação

Programa prevê que alunos fiquem mais tempo na escola pública, desenvolvendo atividades pedagógicas, culturais e esportivas, entre outras 
 
Brasília, 23 – Terminou nesta sexta-feira (23) o Encontro de Articulação e Diálogo entre o Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família, na Escola Parque de Salvador. O evento serviu para apresentar as diretrizes do programa do Ministério da Educação para que um maior número de prefeituras baianas adote o turno integral nas escolas públicas municipais. O prazo para adesão vai até 15 de abril. O Mais Educação e o Bolsa Família fazem parte do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Criado em 2007, o Mais Educação aumenta a permanência dos alunos nas escolas públicas. O programa oferece atividades optativas no contraturno de estudos, por meio de atividades pedagógicas, esporte, lazer, cultura, artes, inclusão digital, promoção da saúde, prevenção, educação científica e educação econômica. O evento em Salvador reuniu cerca de 500 pessoas, entre gestores do Bolsa Família e da área de educação.

De acordo com o diretor de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do MDS, Daniel Ximenes, a iniciativa dos encontros nos estados tem como propósito uma maior atenção às escolas que concentram maior número de beneficiários do Bolsa Família.


“Estamos lidando com um público em extrema vulnerabilidade, que precisa de um maior estímulo para a permanência das crianças na escola, além das condicionalidades do Bolsa Família (nas áreas de educação e saúde)”, diz Ximenes “A escola precisa ser atrativa, incentivar e promover atividades de interesse da comunidade. É nesse caminho que vamos trilhar nosso diálogo”.

A coordenadora estadual do Bolsa Família na Bahia, Luciana Silva Santos, assinala que alguns municípios distantes ainda não têm orientação sobre as diretrizes do Mais Educação, o que dificulta a adesão ao programa. “Muitas escolas desconhecem a existência do recurso destinado à iniciativa pelo governo federal, ou acham que a falta de espaço físico na escola impede a participação. Estamos derrubando essas barreiras e esclarecendo as dúvidas.”

Para o desenvolvimento das atividades do Mais Educação, o governo federal repassa recursos para a compra de materiais de consumo e de apoio de acordo com cada atividade.


Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
http://www.mds.gov.br

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100