quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Bahia recebe gestores do Atendimento Socioeducativo de todo o Brasil

Nos dias 30 e 31 de agosto, será realizada em Salvador, através da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a reunião técnica dos gestores do Atendimento Socioeducativo de todo o Brasil, que formam o Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FONACRIAD).

O encontro acontecerá na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa da Bahia, das 9h às 17h.

A reunião técnica do FONACRIAD é um encontro periódico entre os gestores das instituições estaduais responsáveis pelo atendimento dos adolescentes em conflito com a Lei. O objetivo é promover a articulação entre os dirigentes, fortalecendo o debate sobre a ação socioeducativa no Brasil, destacando para avanços e desafios do sistema.

Na pauta dos debates do mês de agosto, se destaca a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) nos estados, que inclui a criação das comissões interinstitucional e intersetorial, a elaboração dos planos estaduais de Atendimento Socioeducativo, o desenvolvimento da educação formal e profissional e saúde física e mental nas unidades de atendimento, entre outros.

Também serão debatidos a gestão do sistema socioeducativo nos Estados, o programa de acompanhamento ao egresso e a manifestação do FONACRIAD sobre propostas de diminuição da maioridade penal.

Além dos gestores, irão participar também representantes do Judiciário e Legislativo da Bahia e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).


Avanços
Para a diretora geral da Fundac, Ariselma Pereira, a escolha da Bahia para a realização da reunião é resultado dos avanços que o estado teve em relação ao atendimento feito aos adolescentes envolvidos com atos infracionais.

“A Bahia avançou significativamente no que se refere à implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) - regulamentado este ano, através da Lei 12.594 - como, por exemplo, a construção de novas unidades, ampliação e qualificação da equipe técnica, e capacitação e inserção profissional dos educandos, entre outros”, destacou a gestora.

Fonte: FUNDAC

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100