quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Justiça nega recurso do governo contra decisão de implantar marca-passo em criança


lucas
O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) negou, na última terça-feira (31), recurso do GDF (governo do Distrito Federal) contra a liminar que determina a execução de cirurgia para implante de marca-passo no menino Lucas Ferreira Bittencourt, de 10 anos. A decisão dos desembargadores foi unânime. Levantamento da Secretaria de Saúde do DF aponta que o custo total do procedimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. 
 
O TJDF determinou a cirurgia após o pai de Lucas, Caio Júlio Bittencourt, entrar com um pedido na Secretaria de Saúde do DF para que o governo pague o equipamento e a cirurgia de implantação do marca-passo para o garoto. Ele afirmou que a secretaria arquivou o processo do garoto dias após dar uma resposta positiva.

A decisão do TJDF foi baseada em laudos médicos. A decisão pede que sejam cumpridos imediatamente os primeiros procedimentos para a realização da cirurgia. Caso não cumpra a determinação judicial em dez dias, a Secretaria de Saúde terá que pagar R$ 10 mil de multa diária.

Lucas sofre de insuficiência respiratória crônica desde que nasceu e não fala, não anda e respira com ajuda de aparelhos. Uma estrutura semelhante a uma UTI foi montada em casa para manter o menino vivo. Todo esse aparato poderia ser substituído por um marca-passo diafragmático.

O pai de Lucas informou que o advogado da família deve pedir na Justiça a prisão do secretário de Saúde, Rafael Barbosa, por descumprir a decisão do tribunal. De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria de Saúde, o pedido de prisão é uma novidade no caso e será feita uma reunião esta tarde para definir como eles vão se pronunciar.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100