quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

I Encontro de Quilombolas de Poções: “o governo tem uma dívida impagável com os afrobrasileiros”




mesaencontroquilombolaNeste último domingo (15), muitos poçõenses se dirigiram até a comunidade rural de Lagoa do João para comemorar o recebimento da Certidão de Autodefinição como Remanescente Quilombola, emitida pela Fundação Cultural Palmares, que reconheceu a referida comunidade e outras duas, Vassoura e Pimenteira, como área territorial ocupada por remanescentes das comunidades dos quilombos.

Com uma diversificada programação, o evento teve início com a formação da mesa redonda composta pelos professores Jair Rocha, Kátia Almeida e o docente da UFBA Hamilton Assis, Gilson Batista e o presidente da Associação dos Moradores locais, Miguel Clarindo.

O objetivo da plenária foi apresentar e discutir as conquistas e dificuldades encontradas pelas comunidades quilombolas para garantir seu espaço dentro das atuais políticas públicas brasileiras.

Em entrevista a Liberdade FM, o professor Hamilton disse que este é um “momento histórico na vida desta comunidade e para a afrodescendência brasileira”. Explicou também que o reconhecimento da comunidade como remanescente Quilombola pode ser compreendido como uma reparação da dívida que o Estado brasileiro tem para com os negros.


“O governo brasileiro tem uma dívida com as populações afrobrasileiras que nós consideramos impagável. E essa dívida, depois de anos ela passa a ser efetivada, ou seja, desde a abolição da escravatura que o Estado Brasileiro deve a comunidade afrodescendente esse reconhecimento e essa reparação, para que possa minimizar os conflitos e lutas pela terra em várias regiões remanescentes de Quilombos”.

capoeiraplanalto
Após as palestras, apresentações culturais da localidade mostraram aos espectadores o quão rica é a cultura dos negros: terno de reis, capoeira, benzedeiras, etc.

Participaram das apresentações, a comunidade local e também a Escola de Capoeira Cultura e Filosofia do Mestre Binho de Planalto e o grupo de percussão de Poções Ganga Zumba.

Fonte: Liberdade FM








Nenhum comentário:

Disque Denúncia Nacional - DDN 100